Logo do Jovem Nerd
PodcastsNotíciasVídeos
Microsoft planeja loja de jogos mobile para competir com Apple e Google
Games

Microsoft planeja loja de jogos mobile para competir com Apple e Google

Compra da Activision Blizzard é uma etapa muito importante do projeto

Saori Almeida
Saori Almeida
20.out.22 às 13h07
Atualizado há mais de 2 anos
Microsoft planeja loja de jogos mobile para competir com Apple e Google

A Microsoft está planejando uma nova loja dedicada a jogos mobile. Informações sobre esse projeto apareceram em registros da CMA (Autoridade de Concorrência e Mercados do Reino Unido, em tradução livre).

A agência reguladora está investigando a compra da Activision Blizzard pela Microsoft e pediu "um contexto" para a gigante de software. Na resposta, foi dito que a aquisição fortalecerá uma futura plataforma Xbox para dispositivos mobile.

Confira abaixo um trecho do argumento:

"A transação melhorará a capacidade da Microsoft de criar uma loja de jogos de próxima geração que vai operar em uma variedade de dispositivos, incluindo dispositivos móveis graças ao conteúdo da Activision Blizzard. Com base nas comunidades de jogadores da Activision Blizzard, o [setor] Xbox buscará levar a Xbox Store para dispositivos móveis, atraindo os jogadores para uma nova plataforma Xbox Mobile. Afastar os usuários da Google Play Store e da App Store, no entanto, exigirá uma grande mudança no comportamento do consumidor. A Microsoft espera que, ao oferecer conteúdo conhecido e popular, os jogadores estejam mais inclinados a experimentar algo novo."

Call of Duty: Mobile e Candy Crush Saga são títulos populares que a Microsoft poderia aproveitar caso a compra da Activison Blizzard seja finalizada. Some isso ao investimento crescente no Xbox Cloud Gaming e a empresa tem chance de criar um rival de grande potencial para a Play Store e App Store.

E, claro, a Microsoft vê bastante dinheiro como resultado dessa investida:

"As receitas de jogos mobile da divisão King e títulos como Call of Duty: Mobile, bem como receitas auxiliares, representaram mais da metade das receitas da Activision Blizzard ... no primeiro semestre de 2022. Os clientes mobile representam cerca de três quartos do seu MAU [Usuários Ativos Mensais]."

De acordo com o The Verge, a Microsoft permitiria que desenvolvedores executassem livremente tanto lojas in-app quanto sistemas de pagamento dentro da nova plataforma mobile. Apenas isso já seria uma boa vantagem sobre a Apple, que vem sofrendo com críticas (e processos) relacionadas às regras da App Store.

Podemos mencionar a Epic Games, que não está em bons termos com a gigante da maçã e poderia colocar Fortnite, mais um game de peso, na loja Xbox Mobile.

Mesmo com essa bola de neve (que, na verdade, é de dinheiro) rolando, a Microsoft espera fechar a aquisição da Activision Blizzard até meados de 2023. E com certeza vamos acompanhar muita discussão até lá.

Encontrou algum erro neste conteúdo?

Envie seu comentário

Veja mais

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossas plataformas, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade.
Capa do podcast