Logo do Jovem Nerd
PodcastsNotíciasVídeos
11 séries que mais se destacaram em 2022
Séries, TV e Streaming

11 séries que mais se destacaram em 2022

De rinha de fantasia medieval até anti-herói da DC, ano na TV teve boas surpresas

Pedro Siqueira
Pedro Siqueira
24.dez.22 às 10h00
Atualizado há mais de 2 anos
11 séries que mais se destacaram em 2022

Se você é do tipo que gosta de relaxar no sofá e que, quando vê, já maratonou 10 episódios de uma série em uma sentada, 2022 trouxe estreias de peso na TV e no streaming. De franquias icônicas como Star Wars e e Marvel Studios, até uma inusitada rinha de fantasias medievais, o ano na TV foi bastante satisfatório para o mundo nerd. Tanto que escolher apenas 11 destaques quase não foi o suficiente.

Para refrescar a sua memória, e talvez até ressaltar uma ou outra série que fugiu do seu radar (muita coisa para ver, entendemos…), reunimos as produções que mais se destacaram este ano, que podem servir até como fuga das festas de família no fim do ano.

Tenha em mente que priorizamos séries que estrearam no ano. Então séries como The Boys, Stranger Things e Better Call Saul, que encerrou história após seis temporadas, ficaram de fora. Apesar de merecerem todas as honras. Veja abaixo:

1 - Pacificador

Nem parece, mas foi bem no comecinho deste ano que o anti-herói de John Cena em O Esquadrão Suicida (2021) ganhou série própria. Com todo o humor e competência de James Gunn, a trama apresentou um novo lado do personagem, além do brutamontes de calça apertadinha do filme.

Cena tanto segurou a onda como protagonista, como rendeu muitas cenas impagáveis, como a dancinha do primeiro episódio e a sequência musical na abertura de todos os capítulos. O elenco teve ainda Jennifer Holland, Robert Patrick e Steve Agee. Disponível no HBO Max.

2 - Ruptura

Uma das grandes surpresas do ano, o drama chegou quietinho pelo Apple TV+ e logo ganhou elogios de público e crítica. A trama tem Adam Scott como funcionário de uma empresa misteriosa, na qual todos passam por um processo de separação de consciência, do momento em que chegam ao escritório, até o retorno à vida “de fora”. Na prática, eles não carregam as lembranças do trabalho para a vida pessoal, e vice-versa.

Misturando ficção científica, drama e suspense, a série já tem uma nova temporada confirmada, e tem John Turturro, Patricia Arquette e mais no elenco.

3 - Obi-Wan Kenobi

17 anos depois, o homem, o mito, a lenda retornou. Ewan McGregor empunhou mais uma vez o sabre de Obi-Wan Kenobi para a série de mesmo nome, lançada no Disney+. Acompanhando o Jedi no período entre os episódios III e IV, a história põe o herói em missão de resgate à pequena Princesa Leia (Vivien Lyra Blair), o que o coloca mais uma vez em rota de colisão com Darth Vader (Hayden Christensen).

Além de toda a nostalgia merecida para quem é fã da trilogia prelúdio, a trama explorou a ascensão da Aliança Rebelde em paralelo ao crescimento do poderio Imperial. Os amantes da porradaria ficarão satisfeitos também com a intensa revanche entre o mestre Jedi e o ex-aprendiz.

4 - Ms. Marvel

A nova geração de heróis e heroínas do MCU veio forte! Estreia de junho, Ms. Marvel apresentou a jovem Kamala Khan (Iman Vellani), que ganha poderes mágicos após receber um misterioso bracelete.

A trama conquistou os fãs com uma criativa identidade visual e os dramas adolescentes da heroína, e prepara o terreno para a estreia da personagem na telona, em As Marvels (2023).

5 - Sandman

Das terras encantadas da mente de Neil Gaiman, Sandman ganhou uma adaptação audiovisual com a série da Netflix. E se tem uma coisa que a trama do Mestre dos Sonhos não deu foi sono, misturando elementos de fantasia, terror e suspense.

Tom Sturridge interpreta Morpheus, de volta ao mundo após passar mais de um século aprisionado. O lorde do Sonhar deve lidar com as consequências de sua ausência, encontrando também figuras como o próprio capeta Lúcifer (Gwendoline Christie), e a exorcista Johanna Constantine (Jenna Coleman). A segunda temporada está confirmada.

6 - Mulher-Hulk: Defensora de Heróis

Até superpoderosos têm problemas com a lei. Ninguém melhor, então, que uma "Hulka" para representá-los! Tatiana Maslany brilhou como a personagem, prima mais nova do Bruce Banner (Mark Ruffalo).

Ao longo de 9 episódios, a heroína lidou com os mais estapafúrdios casos, desde o roubo do próprio nome Mulher-Hulk por uma influenciadora digital, até uma troca de sopapos (e outras coisas) com ninguém menos que o Demolidor de Charlie Cox. Disponível no Disney+.

7 - A Casa do Dragão

Game of Thrones está de volta, e com toda a fofoca de família que a gente adora. A Casa do Dragão estreou em agosto, com trama situada quase 200 anos da série original. Desta vez, o foco é nos Targaryen, que ainda dominavam Westeros com fogo e sangue.

A trama engata quando o então rei Viserys (Paddy Considine) escolhe a filha Rhaenyra (Milly Alcock/Emma D’Arcy) como sucessora ao Trono de Ferro, gerando uma guerra civil pelo domínio dos Sete Reinos. Para você ver como a história está fadada a se repetir… Disponível no HBO Max.

8 - O Senhor dos Anéis: Os Anéis de Poder

O páreo foi duro com as fantasias medievais. É que, do lado da Terra-média, a franquia O Senhor dos Anéis chegou ao streaming com Os Anéis de Poder.

A história acompanha as aventuras de Galadriel (Morfydd Clark), ainda atormentada por uma possível volta de Sauron, mesmo em um tempo de aparente paz. A guerreira precisa convencer elfos e humanos de que o perigo está por vir. Ao mesmo tempo, Elrond (Robert Aramayo) busca uma solução para o fim da permanência dos elfos na Terra-média, junto dos anãos (nome adotado pela nova tradução da Harper-Collins) de Khazâd-dum. Disponível no Amazon Prime Video.

9 - Star Wars: Andor

Admita, nem você esperava algo de uma série solo de Cassian Andor (Diego Luna). Mas não só a produção veio, como foi uma das mais aclamadas séries do ano, reacendendo o fascínio por Star Wars, com uma trama madura e ágil.

A história acompanha os primeiros passos do guerreiro na rebelião, sob mentoria do inescrupuloso Luthen Rael (Stellan Skarsgard). Em paralelo, vemos as costuras políticas de Mon Mothma (Genevieve O’Reilly), articulando o próprio levante contra a opressão imperial. Disponível no Disney+.

10 - 1899

Nova série dos criadores de Dark para a Netflix, 1899 chega com mais um mistério para fritar todos os seus neurônios. Desta vez, a tripulação de um navio passa por experiências misteriosas após encontrar uma outra embarcação em alto mar, dada como desaparecida há meses.

Prepare-se, então, para uma variedade de mistérios, quebra-cabeças e uma enorme galeria de personagens, que certamente exigirão a ajuda de um bloquinho de anotações.

11 - Wandinha

A trevosinha da Família Addams ganhou uma série própria, e da mente fantástica de ninguém menos que Tim Burton. Jenna Ortega brilha como a protagonista, em trama que a coloca resolvendo um mistério em um internato para jovens… diferentes.

Gwendoline Christie e Christina Ricci (a Wandinha dos anos 1990) completam o elenco, que tem ainda Luis Guzmán e Catherine Zeta-Jones como o casal Gómez e Morticia Addams. Disponível na Netflix.

Encontrou algum erro neste conteúdo?

Envie seu comentário

Veja mais

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossas plataformas, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade.
Capa do podcast