Com 14 anos, 29 filmes e 8 séries nas costas, o universo cinematográfico do Marvel Studios abre um novo capítulo em streaming com as Special Presentations (Apresentações Especiais, em tradução livre). Apropriadamente, o escolhido para inaugurar o projeto foi Lobisomem na Noite, especial que estreia nesta sexta-feira (7) no Disney+, trazendo ainda mais terror ao mês de outubro.
- Lobisomem na Noite: Especial de terror da Marvel ganha trailer
- Blade não está em Lobisomem na Noite, afirma diretor
Estrelada por Gael García Bernal (Diários de Motocicleta), a trama pisa fundo no lado sobrenatural da Marvel com monstros, artefatos mágicos e, bem, um homem que se transforma em lobo ao luar. A liberdade de explorar os cantos mais sinistros do MCU foi, inclusive, um dos motivos da escolha pelo novo formato, como explica o produtor Brian Gay em entrevista ao Nerdbunker:
“Um dos benefícios de termos o Disney+ é que não precisamos mais só fazer filmes de uma certa duração, séries com um determinado número de horas… Podemos criar o que quisermos. As Apresentações Especiais serão novas e divertidas maneiras de apresentar personagens, ou trazer personagens conhecidos sob um olhar diferente.”
As novidades vêm também atrás das câmeras, já que o especial é comandado por um velho parceiro da produtora. Compositor das trilhas de Homem-Aranha: Sem Volta Para Casa (2021), Doutor Estranho (2016) e mais, Michael Giacchino estreia como diretor no MCU, e fez questão de trazer o terror logo de cara:
“Michael teve a ideia de fazer o Lobisomem na Noite. Ele sugeriu uma grande homenagem aos filmes clássicos de monstros, dos anos 1930 e 1940. Todo o trabalho dele, desde a música até movimentos de câmera, a maneira como luz e sombra foram usados, o filme ser quase todo em preto e branco… Tudo veio em uma abordagem empolgante para começarmos o projeto.”
Brilhando como o monstro titular está o veterano Gael García Bernal, estreando no MCU como o atormentado Jack Russell. O personagem se vê no meio de uma competição mortal entre caçadores para decidir quem possuirá um poderoso artefato mágico. O que ninguém espera, claro, é que o próprio Russell é um dos monstros que afirma combater.

A escolha de Bernal é celebrada por Brian Gay:
“Gael está incrível no especial. Ele tem toda uma atuação física, com as expressões corporais, que dão muito peso a cada cena em que ele aparece. Nós o queríamos na história desde o começo, e o Michael trabalhou com ele em Viva - A Vida é Uma Festa. Basicamente, nós telefonamos e apresentamos a ideia a ele, que topou na hora. Foi uma enorme parceria. Em cena, sempre trocávamos sugestões… Foi um processo muito colaborativo.”
A atuação feral de Gael é complementada pelos efeitos especiais que, ao contrário do que diriam os mais críticos, não é tudo computador. A opção inclusive veio também como uma forma de homenagear os clássicos do terror de décadas passadas. Gay explica:
“Nosso objetivo foi pegar essas referências clássicas e transportá-las para uma linguagem moderna, com o MCU. Tivemos até o empenho de criar o lobisomem como uma fantasia, e não só CGI. Dessa forma, conseguimos manter um elemento humano ali dentro. Você verá isso quando olhar para ele.”
Com um nome de peso desses no elenco, é de se imaginar que a Marvel tenha mais planos para o Lobisomem no futuro, ainda mais considerando que o filme de um certo caçador de vampiros porradeiro vem aí em novembro de 2023…
A gente até tentou arrancar alguma dicazinha do que vem por aí para o personagem, mas o produtor deu um “João sem braço” no melhor estilo MCU:
“Não faço ideia de para onde ele vai. Se você assiste ao especial, talvez nem ele mesmo saiba o que esperar do próprio futuro! [risos] Mas espero vê-lo novamente logo. O que quer que aconteça, será muito especial.”
Lobisomem na Noite chega para streaming nesta sexta-feira (7), no Disney+. Laura Donnelly e Harriet Samson Harris completam o elenco principal. O próximo especial prometido será dos Guardiões da Galáxia, com um filminho de Natal ainda este ano.