Homem-Formiga e a Vespa: Quantumania é a nova aventura da Marvel nos cinemas. O filme acompanha os heróis com poderes de encolher (e crescer) em uma jornada pelo Reino Quântico, onde enfrentam o maligno vilão Kang.
Assim como vários filmes do MCU, Homem-Formiga 3 está cheio de easter eggs. A história tem referências a HQs, filmes da Marvel, outras franquias e até eventos do mundo real. Você pode lembrar ou entender as principais homenagens abaixo:
[A partir daqui, spoilers de Homem-Formiga e a Vespa: Quantumania]
Aventuras com o Capitão América

Muitos dos easter-eggs de Homem-Formiga e a Vespa: Quantumania vêm de um livro escrito pelo próprio Scott Lang (Paull Rudd). O primeiro deles aparece logo na cena de abertura, quando o herói cita que viajou no tempo com o Capitão América, em referência a Vingadores: Ultimato (2019).
O Capitão volta a ser citado no almoço de família. Quando Scott tenta aconselhar Cassie (Kathryn Newton) a ficar longe de problemas, a garota responde que ele vivia arranjando encrenca e cita que uma delas foi lutar com Steve Rogers. Lang não perde tempo e corrige que lutou ao lado do Capitão América, porque “não é louco” de lutar contra o bandeiroso.
Hacker da VistaCorp

Na mesma discussão, Cassie acusa Scott de ter deixado o heroísmo de lado por ter se acomodado. Entre os feitos do pai, ela lembra que ele hackeou a VistaCorp. O filme Homem-Formiga (2015) mostra Lang deixando a prisão após cumprir pena justamente por invadir o sistema da empresa. O hackeamento aconteceu como forma de vingança pelo fato de a empresa ter explorado seus clientes e demitido Scott quando ele denunciou essa prática nociva.
Sorveteiro do século

Ao ganhar fama mundial por salvar as vítimas de Thanos junto aos Vingadores, o Homem-Formiga recebeu o título de “funcionário do século” na sorveteria Baskin-Robbins. Um título no mínimo irônico, considerando que ele foi demitido rapidamente após o comércio descobrir que ele é um ex-presidiário.
Bebê do Hulk

Em outro trecho do livro, Scott Lang oferece sua perspectiva sobre os primeiros testes de voltar no tempo. O mais lembrado pelo herói foi o momento em que o professor Hulk (Mark Ruffalo) o transformou em bebê – o que trouxe uma série de questionamentos filosóficos sobre a implicação de ser “o bebê do Hulk”.
Guaxinim falante

Outra experiência marcante na vida do Homem-Formiga foi conhecer Rocky Racoon, dos Guardiões da Galáxia. No livro, o herói diz ter ficado feliz em conhecer um guaxinim falante. Isso prova como Scott Lang tem um coração bom, considerando que Rocky foi babaca com ele na preparação para a missão.
Jimmy Woo e o truque de cartas

Em Homem-Formiga e a Vespa (2018), Scott Lang mostra que aprendeu mágica para entreter Cassie no período em que ficou em prisão domiciliar. Um dos truques foi fazer uma carta aparecer, o que impressionou Jimmy Woo, o agente do FBI interpretado por Randall Park.
O truque voltou a aparecer em WandaVision (2021), quando o próprio Woo fez um cartãozinho profissional aparecer por mágica, e agora em Quantumania. O novo filme mostra Scott sacando o cartão de crédito para pagar o cafezinho que tomou com o agente do FBI.
Desabrigados pelo Blip

Em Quantumania, Cassie Lang é presa por participar de um protesto que pede moradia para pessoas que ficaram sem lar por conta do “Blip”, nome dado ao estalo de Thanos que desapareceu com metade da vida no universo.
Vale lembrar que os problemas burocráticos causados pela volta das pessoas já foram abordados em Falcão e o Soldado Invernal (2021). A série explica que foi formado um Conselho de Repatriação Global justamente para ajudar as pessoas que retornaram cinco anos após virar pó.
Jaqueta Amarela

O primeiro filme do Homem-Formiga teve como vilão o empresário maligno Darren Cross (Corey Stoll). Ex-aprendiz de Hank Pym (Michael Douglas), ele inventa a própria versão do traje de encolher, o qual batiza de Jaqueta Amarela. Essa roupa é citada por Cassie, que diz que um “cara vestido de abelha” tentou matá-la na infância.
Mal sabia a jovem que ela e o pai reencontram Cross no Reino Quântico. Porém, agora ele atende por MODOK, a “arma definitiva” de Kang, O Conquistador.
Telescópio Hubble

Cassie Lang explica que começou a estudar o Reino Quântico quando a família sumiu graças ao estalo de Thanos. Essa pesquisa levou à criação de um aparelho capaz de estudar o local sem precisar ir até lá, algo que a jovem descreveu como uma espécie de Telescópio Hubble. Esse é o nome do aparelho que a NASA lançou em 1990 e se tornou fundamental para o estudo do universo.
Sub-Atomica

Em certo momento, Janet Van Dyne (Michelle Pfeiffer) explica que Kang construiu seu império em uma parte profunda do Reino Quântico, que fica abaixo do “Sub-Atomica”. Nas HQs, esse é o nome de um sistema solar localizado no Micro-verso, uma dimensão que só pode ser acessada por quem encolhe com as Partículas Pym – basicamente o que se tornou o Reino Quântico nos cinemas.
Curiosamente, Sub-Atomica surgiu na HQ do Quarteto Fantástico em uma história com participação especial do Homem-Formiga Hank Pym.
Krylar

E por falar em Micro-verso, um de seus habitantes mais famosos deu as caras em Homem-Formiga e a Vespa: Quantumania. Interpretado por Bill Murray (Os Caça-Fantasmas), Krylar surgiu nas HQs do Hulk como um cientista que habita a tal dimensão alternativa.
O filme traz uma versão diferente do personagem. No cinema, ele é um ex-rival de Kang que acaba passando para o lado do vilão ao ponto de tentar ajudá-lo a prender Janet Van Dyne.
Kang matou Thor e mais Vingadores

Kang não perdeu tempo e já deixou claro que não tem medo dos Vingadores. Logo na primeira conversa com o Homem-Formiga, o vilão disse que ao longo do tempo matou vários dos heróis da Terra. Um dos poucos que ele se lembra de ter assassinado foi Thor, asgardiano que ele descreve como “o do martelo”.
Se depender do ator Jonathan Majors, essa rivalidade será explorada no futuro. Em entrevista exclusiva ao NerdBunker, o astro revelou que torce para que Kang saia na porrada com Thor.
Star Wars

Não é exagero dizer que Homem-Formiga e a Vespa: Quantumania tem forte inspiração na saga Star Wars. Entre os paralelos com a saga de uma galáxia tão, tão distante, está Kang, que se comporta como Darth Vader – ao ponto de usar poderes para enforcar um aliado. O vilão também é comandante de um verdadeiro império que conta com um grande exército para combater um grupo de guerreiros que tenta derrubá-lo com uma rebelião.
A referência fica ainda mais clara quando as tropas de Kang se preparam para sair do Reino Quântico. A cena traz uma rima visual claríssima com as fileiras de Stormtroopers nos filmes de Star Wars.
Incursões e Guerra Multiversal

Em certo ponto, Kang explica que foi exilado por causar uma guerra entre suas variantes pela forma como os outros estavam brincando com o tempo e causando caos. Um dos maiores problemas foi o surgimento das Incursões, nome dado a quando duas Terras do multiverso se chocam, causando a morte de seus universos.
Essas duas informações já haviam aparecido no MCU. As Incursões foram apresentadas em Doutor Estranho no Multiverso da Loucura (2022), que mostrou uma variante do Doutor Estranho causando tais eventos. Já a Guerra Multiversal foi explicada na série Loki por Aquele Que Permanece, uma das variantes de Kang.
Dinastia Kang

Após consertar a nave que permitiria que ele e seu exército deixassem o Reino Quântico, Kang faz um discurso chamando suas tropas para a guerra. No momento em que a fala é interrompida, ele dizia que aquele seria o “início da Dinastia Kang”. Essa é uma referência nada sutil a Vingadores 5, filme que se chamará Dinastia Kang.
Voz da “Cassiência”

Quando parte para realizar o roubo a mando de Kang, o Homem-Formiga quase é soterrado por diferentes versões de si mesmo. Ele só recupera o rumo ao ouvir Cassie pedindo, pelo comunicador, para ele voltar.
Esse acontecimento repete a conclusão do primeiro filme solo do Homem-Formiga. O herói se encolhe tanto que vai parar no Reino Quântico, e só consegue voltar para casa quando ouve Cassie chamando-o.
Abraçar o Godzilla

Para derrotar Kang, tanto Scott, quanto Cassie, usam seus poderes para crescer. Quando a dupla se reencontra, o Homem-Formiga diz que é como “abraçar o Godzilla”, em referência ao clássico monstro gigante.
Curiosamente, Hank Pym encontrou Godzilla algumas vezes nas HQs. Ele nunca cresceu para enfrentar o lagartão, mas já usou sua tecnologia para diminuir o tamanho do bichão.
Café grátis para o Homem-Aranha

A cena de abertura de Quantumania mostra que a cafeteria local não cobra o café do Homem-Formiga, a quem o dono chama de Homem-Aranha. No fim do filme, o comerciante explica que agora sabe que Scott Lang é o “outro inseto” e cobra pela refeição do herói. Essa mudança deixa implícito que Peter Parker poderia comer de graça no local, que parece ser administrado por fãs do Teioso.
Variantes de Kang

As cenas pós-créditos de Homem-Formiga e a Vespa: Quantumania apresentam variantes de Kang. Aparecem o faraó Rama-Tut, Immortus e um terceiro que pode ser o Centurião Escarlate – mesmo que não tenha a cor vermelha em suas vestes –, e Victor Timely. É possível também ver brevemente uma versão engravatada do vilão, que pode ser Mr. Gryphon, CEO da Qeng Enterprises (sério).