Após consequências ambientais virem à tona, parece que os fãs de Harry Potter não poderão mais deixar meias no "túmulo" de Dobby, na praia de Freshwater West, no País de Gales (via Washington Post).
O local ganhou um "túmulo" em homenagem ao icônico personagem da franquia, após as gravações da morte do elfo em Harry Potter e as Relíquias da Morte: Parte 1. Por isso, visitantes, em maioria Potterheads, costumam ir até o local e deixar meias - um símbolo da liberdade de Dobby.
Contudo, após mais de uma década, autoridades galesas chamaram a atenção para os riscos ambientais da ação. De acordo com a instituição National Trust, itens como meias, bugigangas e lascas de tinta podem entrar no ambiente marinho e na cadeia alimentar, colocando a vida selvagem em risco.
Por esse motivo, na última semana, uma decisão pediu que os fãs não deixem meias e outros objetos que possam colocar o ecossistema da praia em risco:
"Com base nos resultados da consulta, o memorial a Dobby permanecerá em Freshwater West no prazo imediato para as pessoas desfrutarem. O Trust está pedindo aos visitantes que tirem fotos apenas ao visitar o memorial para ajudar a proteger a paisagem mais ampla."
- PS Plus de novembro traz Nioh 2, LEGO Harry Potter e Heavenly Bodies
Duendes, elfos e mais: como criaturas mágicas são representadas em Harry Potter
A decisão veio após uma consulta, com duração de oito meses, que contou com a participação de mais de 5.000 pessoas.