Harald Stricker, ilustrador e podcaster, morre aos 47 anos
O Android do Nerdcast
O ilustrador e podcaster Harald Stricker, participante frequente do Nerdcast, morreu ontem (12), aos 47 anos. A causa da morte não foi divulgada.
A informação foi revelada por Karen, irmã do artista, em sua conta do Facebook. Na publicação, ela revela que Stricker estava trabalhando em um livro próprio, e que a família vai editá-lo “em um futuro próximo”, como forma de homenagem póstuma ao autor.
Confira abaixo a mensagem completa:
Stricker foi o responsável pela arte da história em quadrinhos Independência ou Mortos, lançada pela editora Nerdbooks. Outras artes dele podem ser vistas em sua conta do Flickr, onde publicou fanarts de ThunderCats e mais — confira aqui.
Ele também fez a capa e algumas ilustrações para a primeira edição do livro A Batalha do Apocalipse, de Eduardo Spohr:

O artista também participou do Nerdcast RPG Cyberpunk, em 2013. Escute o primeiro episódio aqui.
Stricker foi homenageado por muitos amigos, como Jovem Nerd e Azaghal. Confira abaixo:
Meus sentimentos à Karen, Willy e a todos os familiares e amigos que sobretudo sentem todo o impacto desse pesar. Meus pensamentos estão com vocês. Harald conquistou uma legião de fãs com sua inteligência, eloquência, cultura e sua arte. Ele permanecerá vivo em todos nós.
— Jovem Nerd (@jovemnerd) August 13, 2020
Acabei de ser avassalado pela notícia que nosso amigo, o artista incrível Harald Stricker, o Android no Nerdcast, faleceu. Meus pêsames aos familiares. Que perda terrível, que momento triste #RIPHarald pic.twitter.com/dHRYHmiDvr
— Azaghal (@azaghal) August 13, 2020
A dedicação do Harald está em cada página, em cada hachura. Cada quadro é coberto de detalhes de uma maneira que só quem ama o que faz pode entregar. Obrigado Harald "Android" Stricker. Você deixa boas lembranças e muitas saudades. #RIPHarald
— Azaghal (@azaghal) August 13, 2020
Nos deixou muito cedo… que triste… que ano difícil. Descanse em paz meu querido, foi uma honra conhecer um gênio artístico como vc.
Meus sinceros sentimentos à família. #RIPHarald https://t.co/oD9Hn4nC6Z— Andreia Duboc Pazos (@Portuguesa_NC) August 13, 2020
"Vim, vi, concluí!" – Isaac Asimov
Fica aqui minha homenagem a esse cara que eu admiráva tanto..
#RipHarald
Meus sentimos a todos familiares e amigos… @azaghal @jovemnerd @CancerJack @CarlosVoltor @Rex2099 @affonsosolano @JP_miguel @Portuguesa_NC pic.twitter.com/mLsV4pMBu6— AqueleNerd ™ (@OAqueleNerd) August 13, 2020
É absurdo o tamanho da perda. Nada faz jus à eloquência, lucidez e carisma do genial Harald Stricker, que agora retorna ao código-fonte.
Que ele seja lembrado pela sua arte e por ser o androide com o maior coração de que se tem notícia.
Descanse em paz, meu amigo. https://t.co/1tdMhReQ9w— Fábio Yabu (@fabioyabu) August 13, 2020
Pessoal. Acabei de descobrir que o nosso querido Harald Stricker, o Android, veio a falecer hoje. Eu gravei alguns casts com o Harold, mas além disso, eu tinha uma admiração profunda pelo amor e conhecimento que ele tinha.
Rest In Peace, meu caro.
— Caio Gomes | #BLM (@caiocgomes) August 13, 2020
Soube com muita tristeza que perdemos o querido e talentosíssimo Harald Stricker, o Android. Meus sentimentos aos amigos e sua família.
— Nick Ellis (@NickEllis) August 13, 2020
Até já, querido Harald. ❤️ #RIPHarald https://t.co/MDKKyzIFIU
— Affonso Solano (@affonsosolano) August 13, 2020
A perda do Harald é algo impactante acho que pra todos que já tiveram algum contato com ele.
Um cara legal, figura simpática e solícita com o seu vozeirão de "speaker" da Era de Ouro do rádio.
Já andava sumido há uns tempos, mas sempre se podia esperar o seu retorno…#RIPHarald— Lucas Ed. (@lucas_ed) August 13, 2020
Conheci o Harald, pessoalmente, na GibiCon 0 (ou 1? Deu dúvida).
Era de uma simpatia ÍMPAR mesmo. Aqueles caras legais mesmo, meio ursinho carinhoso.
E, curiosidade: o símbolo do Poderoso Porco formado por um "P" duplo, espelhado… criação do Harald.
Vai comigo até o fim. pic.twitter.com/Gj8rj53n1X— Lucas Ed. (@lucas_ed) August 13, 2020
Harald, você deixará muitas saudades. Seu humor ácido, seu talento nas artes e opiniões fortes farão muita falta meu amigo. Menos de um mês após seu aniversário, você nos deixa. A vida tem destas coisas, infelizmente. Mas seu legado será eterno.
— Bruno Gunter (@gunfree) August 13, 2020
Lembro que a primeira vez que convidamos o Harald para gravar foi no episódio de 2001. Foi uma honra dividir os pensamentos sobre cinema com ele. Ele costumava me chamar de Costinha, a gente ria muito disso. Sentirei muitas saudades meu amigo..muitas saudades
— Bruno Costa (@zumbirosca) August 13, 2020
Segundo o jornal Gazeta do Povo, Stricker será sepultado hoje e o velório acontecerá na Capela Municipal de Joinville.