Game of Thrones e o significado das expressões mais comuns em Alto Valiriano

Valar morghulis, valar dohaeris

Cesar Gaglioni Publicado por Cesar Gaglioni
Game of Thrones e o significado das expressões mais comuns em Alto Valiriano

Conlangs, expressão que determina línguas artificiais, são comuns na cultura pop, desde o começo do século 20. Na fantasia, foram popularizadas por J.R.R. Tolkien em suas obras da Terra-média. Ao criar Westeros e As Crônicas de Gelo e Fogo, George R.R. Martin também construiu algumas línguas, e o Alto Valiriano é a mais famosa delas.

Nos episódios de Game of Thrones, algumas expressões em Alto Valiriano também aparecem. Explicamos o significado de algumas delas aqui.

Valar Morghulis

A expressão mais comum em Alto Valiriano significa “Todos os homens devem morrer”, e é normalmente usada no continente de Essos. A origem da expressão ainda não foi contada por George R.R. Martin, pelo menos por enquanto.

Valar Dohaeris

A resposta a “Valar Morghulis” deve ser “Valar Dohaeris”, que significa “Todos os homens devem servir”. As duas expressões foram introduzidas na série durante a segunda temporada, quando Arya conheceu J’qen Hagar.

Skoros morghot vestri?

A frase, também muito usada em Essos e na cidade de Bravos, é uma que Arya adotou para si durante toda a série: “O que dizemos para o deus da morte?”. Assim como “Valar Morghulis”, há uma resposta específica para essa pergunta. Em sua forma valiriana, a expressão não apareceu na série, porém sua versão na língua comum está presente desde a primeira temporada.

Tubī daor

“Hoje não”, é o que deve se responder ao deus da morte.

Bantis zōbrie issa se ossȳngnoti lēdys

Essa expressão, comumente usada por Melisandre desde o começo da segunda temporada, é típica da cultura Asshai, que cultura o Senhor da Luz. Ela significa “A noite é escura e cheia de horrores”.

Dracarys

Apesar de na série somente Daenerys usar a expressão, ela é bastante comum e significa “Fogo de dragão”. Apesar de já aparecer há algum tempo, ficou mais famosa quando a Mãe dos Dragões conquistou Astapor, na quarta temporada.

Diferentemente das línguas élficas de Tolkien, Martin não desenvolveu muito o Alto Valiriano e outros idiomas presentes em suas obras, como explicou em entrevista ao site Westeros.

Tolkien era um filólogo, e um doutor em Oxford, podia passar décadas inventando o élfico em todos os detalhes possíveis. Eu, por outro lado, sou só um operário que escreve livros de ficção científica e fantasia, e não tenho esse talento para línguas. Eu não inventei uma língua Valiriana. O que eu fiz foi esboçar as línguas maiores desse mundo em linhas bem gerais, e dar a cada uma delas sons e grafias características.

Apesar de ser mais curta, a última temporada de Game of Thrones tem episódios mais longos, incluindo a Batalha de Winterfell que durou mais de uma hora. Os dois primeiros capítulos exibidos foram mais curtos, com 60 minutos cada; já os próximos quatro três terão, respectivamente, 78 min, 80 min e 80 min.

A oitava e última temporada de Game of Thrones estreou no último dia 14 de abril; os outros três episódios remanescentes da série serão exibidos sempre aos domingos, às 22h (horário de Brasília), na HBO com transmissão simultânea no HBO Go.