Game of Thrones | 5 questões deixadas pelo último episódio

Final dividiu os fãs

Cesar Gaglioni Publicado por Cesar Gaglioni
Game of Thrones | 5 questões deixadas pelo último episódio

O último episódio de Game of Thrones teve tragédia anunciada e uma surpresa no trono, dividindo a opinião dos fãs da série. Com a maior audiência de toda a HBO e a segunda menor avaliação no Rotten Tomatoes, “The Iron Throne” deixou algumas perguntas em aberto e que, agora, não poderão ser respondidas.

[Atenção! Spoilers abaixo]

Pra onde Drogon foi?

No último episódio de Game of Thrones, depois de ver Daenerys morta na Sala do Trono, o dragão Drogon não ataca Jon Snow, pega o corpo de sua mãe e vai embora. Posteriormente no episódio, é dito que ele foi avistado no leste. Mas, para onde ele foi, exatamente? E por que? O que aconteceu com o corpo de Daenerys? Jamais saberemos.

Por que Verme Cinzento manteve Jon e Tyrion prisioneiros?

Durante todo o último episódio de Game of Thrones, Verme Cinzento aparece mais carrancudo do que o costume, executando, com punhos de ferro, todas as ordens de Daenerys. Porém, quando Jon mata a rainha, ele continua assim, mantendo Lorde Snow e Tyrion prisioneiros, acusados de traição e conspiração.

Do mesmo jeito que essa atitude fica sem explicação, a série também não justifica o fato do líder dos Imaculados, depois de ter mantido sua lealdade pela rainha morta, simplesmente aceitar a decisão do Grande Conselho de tornar Bran o novo rei.

Bran sabia de tudo desde o começo?

Na cena do Grande Conselho, Tyrion diz que Bran nunca quis o poder, e, por isso seria o rei ideal. O jovem Stark responde de maneira enigmática: “Por que você acha que eu cheguei até aqui?”.

Isso significa que ele sabia de tudo? Se sim, por que não avisou seus aliados sobre o que aconteceria, nem que fosse, apenas, para dar algum tipo de tranquilidade para eles?

O que existe a Oeste de Westeros?

Bran se torna o rei de Westeros, Sansa passa a governar o Norte. Arya, que não quer mais se envolver na política dos reinos, parte em um barco, dizendo que vai para Oeste de Westeros. Mas, o que existe a Oeste de Westeros?

Não é possível saber. Nos livros de George R.R. Martin fica estabelecida a existência de três continentes: Westeros, Essos (a leste) e Sothoryos (ao sul de Essos). Talvez isso seja explorado futuramente, mas, no momento, é mais uma pergunta sem resposta.

Por que Jon é um Targaryen?

A resposta simples seria “porque sim”. Mas sabemos que “porque sim” não é resposta.

É bem provável que George R.R. Martin explore melhor a linhagem de Jon nos livros das Crônicas de Gelo e Fogo, mas, na série, o fato de Jon ser um Targaryen não serviu para nada, já que esse conflito entre ele e Daenerys não chegou a ser muito desenvolvido, sendo apenas mais um elemento que ajudou a culminar na loucura da Mãe dos Dragões.


Os 73 episódios de Game of Thrones estão disponíveis no HBO Go.