Logo do Jovem Nerd
PodcastsNotíciasVídeos
Fobia – St. Dinfna Hotel é um jogo de terror brasileiro inspirado em H.P. Lovecraft
Games

Fobia – St. Dinfna Hotel é um jogo de terror brasileiro inspirado em H.P. Lovecraft

Conversamos com a Pulsatrix Studios para saber mais sobre o projeto, que vem chamando a atenção nas redes sociais

Tayná Garcia
Tayná Garcia
06.jul.21 às 10h00
Atualizado há quase 3 anos
Fobia – St. Dinfna Hotel é um jogo de terror brasileiro inspirado em H.P. Lovecraft

Há pouco mais de três anos, os brasileiros Fabio Martins, Marco Majer e Thiago Matheus decidiram fundar um pequeno estúdio, após descobrirem que compartilhavam o objetivo em comum de fortalecer o mercado nacional com um jogo 100% do Brasil.

Junto com a criação do estúdio, batizado de Pulsatrix Studios, foi idealizado o primeiro projeto: Fobia — St. Dinfna Hotel, um jogo de terror psicológico, ambientado em um hotel amaldiçoado em Santa Catarina.

Hoje, a Pulsatrix conta com 12 desenvolvedores de várias regiões do país, que trabalham de forma remota no título que promete surpreender não apenas os brasileiros, mas também jogadores de outros países.

O que é Fobia?

Em poucas palavras, Fobia é um jogo de terror em primeira pessoa, que mistura elementos sobrenaturais e psicológicos, exploração e quebra-cabeças.

A história é ambientada no hotel St. Dinfna, onde acontecimentos macabros são frequentes, e acompanha um jornalista recém-formado, Roberto, que foi até lá para tentar conseguir um furo de reportagem. E as coisas, obviamente, não acontecem como ele esperava.

Mas Roberto não será o único personagem jogável. Os mistérios são mais complexos do que parecem. “A história não é linear, e você joga em cenários diferentes, com personagens diferentes. Então podemos esperar um quebra-cabeça na história”, explicam os desenvolvedores ao NerdBunker.

O jogo também terá momentos em que será possível escolher diálogos ou ações que, apesar de não afetarem o desfecho da história, oferecem mais informações para o jogador sobre o que está acontecendo no hotel — dando a entender que haverá espaço para teorias.

Com títulos como P.T. (o cancelado Silent Hills), Resident Evil e Fatal Frame como inspirações, a ambientação é um elemento importante em Fobia, construída com detalhes sombrios para remeter sensações de solidão e abandono.

A ambientação também terá uma trilha sonora original para ganhar sustentação. Segundo os desenvolvedores, há um cuidado extra na criação de trilhas, sons e músicas para o jogo.

Já se prepare para encontrar um cenário destruído e caótico pelo hotel

Mas as inspirações não param nos videogames. O filme O Iluminado, de Stanley Kubrick, a série Dark da Netflix e as obras de H.P. Lovecraft também serviram de influência para a criação do conceito estético do projeto.

Apesar do foco em exploração e quebra-cabeças, isso não quer dizer que Fobia não terá espaço para combate — que servirá para dar uma mexida no ritmo e na dinâmica do jogo. Há monstros que espreitam pelos corredores do hotel St. Dinfna, e o jogador terá um arsenal limitado para se defender.

Até o momento, apenas pistolas e submetralhadoras foram confirmadas, mas já existe a promessa de que a munição será escassa… e será preciso ser esperto para sobreviver. “E tudo foi pensado desde o início, tudo o que acontece ali, tem uma justificativa. Nada é à toa”, finalizam.

O desenvolvimento no Brasil

Além da parte criativa, os desenvolvedores da Pulsatrix destacam que a questão financeira foi um dos principais desafios para tirar Fobia do papel. Isso porque o game envolve tecnologias que não são baratas, e o lucro só é visto após anos de trabalho.

A solução encontrada pelos desenvolvedores foi manter seus empregos, enquanto gastam as noites na criação do projeto: “Manter essa constância durante um período de um ou dois anos é bem desafiador.”

Outra questão que trouxe desafios para a equipe é a publicação do jogo em várias plataformas, já que Fobia está previsto para PC, PS4, PS5, Xbox One e Xbox Series X|S. Mas, segundo eles, essa etapa é tranquila se houver um bom planejamento.

“No PC as coisas são mais simples e a burocracia não é muito grande. Já os consoles são um pouco mais trabalhosos, é preciso cumprir uma série de exigências burocráticas e empresariais para ser aprovado como um desenvolvedor oficial. Com um planejamento bem executado, esse processo flui de forma simples.”

Só que mais plataformas também significam mais trabalho. Cada console tem suas particularidades, então é preciso de equipamento e tempo dedicados para cada um deles — ainda mais tratando-se de duas gerações.

Os mistérios são mais complexos do que parecem, e existe muito mais por trás dos acontecimentos

Com legendas e dublagem em português brasileiro, Fobia — St. Dinfna Hotel será lançado para PlayStation 4, PlayStation 5, Xbox One, Xbox Series X|S e PC no dia 28 de junho.

Encontrou algum erro neste conteúdo?

Envie seu comentário

Veja mais

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossas plataformas, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade.
Capa do podcast

Saiba mais