Assim que FOAMSTARS foi anunciado pela Square Enix, no finalzinho de maio, não demorou para comparações com Splatoon, o queridinho shooter de tinta da Nintendo, começarem a surgir pela internet.
O visual cartunesco e colorido, as armas não realistas e a trilha sonora frenética rendeu ao game até o apelido de “Splatoon da Square”. Mas a verdade é que FOAMSTARS está bem longe disso.
Durante a Summer Game Fest, tivemos a oportunidade de visitar o espaço da Square Enix na feira, em Los Angeles, para testar o modo multiplayer de do game. O teste foi precedido de uma apresentação carismática dos desenvolvedores, na qual foi frisado que o objetivo é apresentar uma experiência divertida e despretensiosa como uma “festa de espuma”.
Originalidade em forma de espuma
FOAMSTARS é um jogo de tiro com armas que disparam espuma colorida em vez de balas. Jogamos seis partidas do modo multiplayer, que são curtinhas (variando entre 5 a 10 minutos) e diretas ao ponto.
Os combates são basicamente um “mata-mata” entre duas equipes de quatro pessoas, mas não existe um placar geral. Após alguns minutos de jogo, os melhores jogadores de cada time se tornam um alvo a ser eliminado. Assim, vence a equipe que conseguir eliminar o “líder” adversário primeiro.
No meio de tudo isso, existe um elemento que constrói toda a identidade de FOAMSTARS: a espuma! Além de causar dano nos inimigos, as armas também lançam espuma sobre o chão, que podem ser surfada, se for da cor da sua equipe.
Em resumo, a espuma facilita a movimentação dos aliados e, de quebra, prejudica a dos adversários. Então é preciso usá-la estrategicamente. Quando finalmente peguei o jeito, já estava atirando loucamente ao redor para dominar a área com a cor do meu time, o que foi primordial para sairmos vitoriosos.

Ao todo, há oito personagens jogáveis, cada um com habilidades e armas diferentes – cabe a você escolher qual preferir para as partidas. Há bastante variedade, uma vez que eles têm focos distintos, que atuam quase como classes. Alguns, por exemplo, oferecem um bom dano a longa distância, enquanto outros são melhores em tarefas de “tanque”.
Em minha experiência, os atiradores mais divertidos eram de dano direto a curta distância. Nada mais prazeroso do que aniquilar adversários com montanhas de espuma na cara!
A jogabilidade de combate, assim como a de movimentação, é fácil de aprender, mas difícil de dominar. Em poucos minutos, consegui entender as habilidades dos personagens, mas usá-los de forma eficaz era outra história. Isso então exige mais tempo e dedicação do jogador.
A maior crítica, porém, fica para a falta de variedade nos mapas. Todas as partidas de teste aconteceram em arenas extremamente similares, o que deu um ar bem repetitivo ao jogo, apesar do elenco diversificado de personagens jogáveis.

A proposta de FOAMSTARS é justamente oferecer uma experiência casual e rápida, com pequenas doses de diversão – e o jogo entrega o prometido! É divertidíssimo surfar pela espuma e usá-la de forma estratégica e criativa.
A sensação que fica é que o multiplayer (que é apenas online) tem bastante personalidade e identidade – muito mais do que eu imaginava –, mas a repetitividade causou uma preocupação em relação à longevidade da fórmula. Dito isso, os desenvolvedores ainda prometeram que o jogo terá um modo single-player, mas que, infelizmente, ainda está sendo mantido em segredo.
FOAMSTARS será lançado para PlayStation 4 e PlayStation 5, mas ainda não tem previsão de lançamento.
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