Filha de Alan Moore diz que pai saiu da indústria por problemas com pagamentos a criadores

Leah Moore lembrou luta do pai pelos lucros de sua obra em meio à polêmica com escritores da Marvel

Gabriel Avila Publicado por Gabriel Avila
Filha de Alan Moore diz que pai saiu da indústria por problemas com pagamentos a criadores

Na última semana, o THR publicou um artigo sobre como Marvel e DC recompensam mal os quadrinistas responsáveis por criar personagens que hoje estrelam filmes e séries em franquias que valem bilhões de dólares. A publicação atraiu a atenção de Leah Moore, filha do escritor Alan Moore, que usou as redes sociais para lembrar a luta do pai pelos direitos e lucros da própria obra.

Na década de 1980, Alan Moore rompeu com a DC Comics alegando que a editora usou de má fé para manter os direitos autorais de Watchmen. O autor afirma que assinou um contrato em que a editora se comprometia a ceder a ele e ao desenhista Dave Gibbons os direitos da HQ quando esta saísse de catálogo. A DC, por sua vez, nunca deixou de reimprimir o quadrinho, mantendo os direitos sobre ele.

O texto do THR cita casos recentes de escritores que reclamam de situações parecidas. Os escritores Ed Brubaker, criador do Soldado Invernal, e Ta-Nehisi Coates, que trabalhou na HQ do Pantera Negra, revelaram frustração em relação à falta de reconhecimento financeiro por parte da Marvel. Leah Moore comentou a polêmica no Twitter:

“Vendo pessoas compartilhando o artigo do Hollywood Reporter e me perguntando como isso é notícia? Foi por isso que meu pai se aposentou, por isso que ele está com raiva há mais de 30 anos. Esta é a razão porque ele não quer bater papo sobre filmes ou séries. Ele era o melhor, e fizeram isso com ele. E cada entrevistador agia como se ele fosse um maluco.”

Autor de Batman: A Piada Mortal, V de Vingança e mais, Alan Moore se aposentou das HQs em 2019 após a conclusão dos quadrinhos A Liga Extraordinária e Cinema Purgatório. Atualmente ele trabalha em projetos literários para a editora britânica Bloomsbury.

Mais notícias