Ficção científica, romance histórico e fantasia: 12 livros para ler em 2019

De Conan a viagem no tempo, tem de tudo!

Cesar Gaglioni Publicado por Cesar Gaglioni
Ficção científica, romance histórico e fantasia: 12 livros para ler em 2019

O ano de 2019 está chegando e, com ele, as metas que estabelecemos para os próximos 365 dias. Se uma das suas resoluções é ler mais, nós te ajudamos! Seguem 12 sugestões de livros dos mais variados temas para se ler nesse ano novo:

Outsider, de Stephen King

O romance mais recente do Rei traz todos os elementos dos livros clássicos do autor: uma cidade pequena, um mistério ligado a algo maléfico e muitas reviravoltas.

A trama gira em torno da investigação do assassinato de uma criança em Flint City. Todas as evidências apontam que o criminoso é Terry Maitland, treinador do time infantil de baseball da cidade. Contudo, Terry estava a quilômetros de distância de lá na hora do assassinato. Logo, a polícia começa a suspeitar que existe algo mais… ardiloso por trás disso tudo.

O Nome do Vento, de Patrick Rothfuss

O livro é a primeira parte de uma trilogia intitulada A Crônica do Matador do Rei. A trama gira em torno de Kvothe, um herói lendário que é conhecido pelos Quatro Cantos da Civilização por ser um arcano poderoso que assassinou um rei.

O diferencial de O Nome do Vento em relação a outros livros do gênero é o cuidado de Rothfuss na escrita de cada frase, que trazem um tom poético, com cada palavra minuciosamente escolhida. A continuação, O Temor do Sábio, já foi lançada, e o autor trabalha agora no último volume da saga.

Guerra e Paz, de Liev Tolstói

Quem gosta de romances históricos, como os de Bernard Cornwell, precisa ler Guerra e Paz, de Liev Tolstói. Não é uma tarefa fácil, já que são mais de 1.200 páginas, mas é recompensante. A trama narra a vida de diversos personagens da aristocracia russa, e o impacto da Invasão Napoleônica na Russa no começo do século 19.

Com romances, filosofia e grandes batalhas, Guerra e Paz se tornou um clássico mundial da literatura.

O Nome da Rosa, de Umberto Eco

O Nome da Rosa também é um excelente romance histórico, com pitadas de livro noir. A trama gira em torno de um monastério beneditino no Norte da Itália em 1327.

O personagem principal é o Frei William de Baskerville, que, ao chegar no monastério, logo se envolve nas investigações do assassinato de um dos monges que lá vivem.

O Nome da Rosa, que já virou filme com Sean Connery, é um dos livros mais vendidos do mundo, desde o seu lançamento em 1980.

O Silmarillion, de J.R.R. Tolkien

Considerado o “Velho Testamento” de Tolkien, O Silmarillion terá uma nova edição e tradução brasileira em 2019. O livro, que foi editado pelo filho do autor após sua morte, traz uma coleção de histórias sobre as primeiras eras da Terra-média, desde a criação do Universo até o momento que Sauron forjou os Anéis de Poder.

Leonardo Da Vinci, de Walter Isaacson

Em 2019, são completos 500 anos da morte de um dos maiores gênios da humanidade. Em 2017, foi lançada a biografia definitiva do pintor, arquiteto, inventor, matemático, botânico e biólogo.

Escrita por Walter Isaacson, o biógrafo de Einstein e Steve Jobs, o livro conta a vida de Leonardo desde seu nascimento e detalha o processo por trás de grandes obras do mestre, como a Mona Lisa.

Objetos Cortantes, de Gillian Flynn

A jornalista Gillian Flynn, responsável pelo aclamado Garota Exemplar, também escreveu Objetos Cortantes, romance que virou a série Sharp Objects, na HBO.

A trama gira em torno de uma repórter que vai investigar uma série de assassinatos em sua cidade natal, e acaba encontrando por lá vários fantasmas de seu passado. Thriller daqueles que deixam tenso até o último fio de cabelo.

Conan, de Robert E. Howard

Os contos originais do Cimério estão sendo republicados no Brasil pela Pipoca & Nanquim desde 2017. Originalmente escritos para serem publicados em revistas pulp, as aventuras do Bárbaro posteriormente ganharam versões para o cinema e para os quadrinhos, sendo consideradas um clássico da literatura fantástica de espadas e bruxas.

Dois volumes já foram lançados.

A Mulher do Viajante do Tempo, de Audrey Niffenegger

A trama gira em torno de Henry, um homem que possui uma doença genética que faz com que ele, involuntariamente, viaje no tempo, visitando seu próprio passado e futuro. Com essa base, a autora construiu a história do protagonista e de Claire, sua esposa, com todas as idas e vindas que essa relação poderia ter. O livro foi adaptado para os cinemas 2009, no filme Te Amarei para Sempre, estrelado por Eric Bana (Hulk) e Rachel McAdams (Spotlight).

Pancadaria, de Reed Tucker

Hoje em dia, a rivalidade da Marvel com a DC já é algo que povoa o imaginário popular dos nerds. Mas nem sempre foi assim.

Em Pancadaria, o jornalista Reed Tucker conta a história dessa concorrência, mostrando como, ao longo dos anos, uma empresa ia puxando o tapete da outra, criando uma disputa acirrada. Além disso, Tucker tece um panorama interessante sobre o desenvolvimento do mercado de HQs nos EUA como um todo.

O Exorcista, de William Peter Blatty

 

O filme O Exorcista, de 1973, é um clássico do cinema. Porém, o livro que o inspirou, é um clássico da literatura de terror.

Não existem muitas diferenças em relação ao longa: Regan, o demônio, cabeças girando, vômito verde, está tudo lá. O grande horror do livro está no fato de que o leitor, constantemente, fica com a dúvida se tudo aquilo está realmente acontecendo ou se a garotinha apenas está sofrendo de algum tipo de transtorno mental.

Leia durante o dia!

A Longa Viagem A Um Pequeno Planeta Hostil, de Becky Chambers

Considerado um marco recente da ficção científica, o livro de Chambers conta a história da construção de um túnel espacial que vai permitir que um pequeno planeta se torne parte de uma aliança galáctica.

A trama acompanha diversos personagens diferentes que estão em uma nave, mostrando seus conflitos e desentendimentos. O livro esteve presente nos prêmios Hugo e Arthur C. Clarke, os dois principais troféus do gênero.


Muita coisa boa ficou de fora, títulos incríveis como Os Pilares da Terra, O Senhor dos Anéis, Fundação, Jurassic Park, 2001: Uma Odisseia no Espaço e muitos outros, mas já dá pra montar uma lista de leitura para 2019 com essas 12 sugestões. Boas leituras!