Era Uma Vez em Hollywood estreará no Festival de Cannes

Filme será exibido 25 anos depois de Tarantino ter ganho a Palma de Ouro por Pulp Fiction

João Abbade Publicado por João Abbade
Era Uma Vez em Hollywood estreará no Festival de Cannes

Era Uma Vez em Hollywood, o nono filme do diretor Quentin Tarantino, chega ao Brasil só em agosto, mas na França o longa estrará em maio, durante o Festival de Cannes. Tarantino já tinha demonstrado sua intenção de exibir seu filme no festival, mas a nova produção ficou como dúvida durante semanas, pois ninguém sabia se o diretor conseguiria terminar a montagem do seu filme a tempo para a première mundial. “Nós estávamos com medo do filme não ficar pronto, já que ele só será lançado no fim de julho, mas o Tarantino, que não saiu da sala de edição nos últimos quatro meses, foi leal e pontual à Cannes”,informou o festival em nota à imprensa.

A data da première de Era Uma Vez em Hollywood ainda não foi confirmada pelo comitê, mas é provável que seja no dia 21 de maio, momento em que se comemora 25 anos desde que Pulp Fiction – Tempo de violência venceu a Palma de Ouro em Cannes. “Assim como foi com Bastardos Inglórios, ele definitivamente estará lá — 25 anos depois da Palma de Ouro por Pulp Fiction, com seu novo filme finalizado e exibido em gloriosos 35mm ao lado do seu grande elenco”, completa a nota.

Segundo a Variety, o orçamento do novo filme de Tarantino deve girar em torno dos US$ 100 milhões — um valor similar ao de Django Livre em 2012.

Além de Era Uma Vez em Hollywood, outros filmes foram adicionados de última hora à competição de Cannes, como o drama de quatro horas Mektoube, My Love: Intermezzo, do polêmico diretor tunisiano Abdelatiff Kechiche, de Azul É A Cor Mais Quente, Séances de Minuit, de Gaspar Noé, e o documentário La Cordillera De Los Sueños, de Patricio Guzmán.

O juri que escolherá os vencedores do Festival de Cannes em 2019 é presidido por Alejandro González Iñárritu, de Birdman, e contém como votantes Elle Fanning, Yorgos Lanthimos, Pawel Pawlikowski, Robin Campillo, Enki Bilal, Alice Rohrwacher, Kelly Reichardt e Maimouna N’Diaye.

Diferente de todos os outros filmes de Quentin Tarantino desde Jackie Brown, o roteiro de Era Uma Vez em Hollywood não vazou na internet. Por conta disso os detalhes sobre a trama são mais escassos do que em produções anteriores.  O diretor descreve seu próprio longa como uma história sobre a Hollywood hippie de 1969, indo desde a queda do gênero faroeste até o assassinato da atriz Sharon Tate.

Os dois protagonistas serão Rick Dalton (Leonardo DiCaprio) — um ator que viveu seus anos de glória em séries de faroeste na TV americana — e Cliff Booth (Brad Pitt), o dublê e melhor amigo de Dalton. Ambos estão na pior fase de suas carreiras e não conseguem empregos na indústria cinematográfica após a queda do gênero de faroeste. Mas Dalton tem uma vizinha famosa que pode ajudar a mudar todo esse panorama e alavancar suas carreias. Essa vizinha é a atriz Sharon Tate (Margot Robbie), que acabaria sendo morta naquele mesmo ano pelo culto do psicopata Charles Manson.

Além dos três protagonistas, Dakota Fanning (The Alienist), Kurt Russell (Guardiões da Galáxia vol. 2), Luke Perry (Riverdale), Al Pacino (Poderoso Chefão) e Tim Roth (Oito Odiados) compõe o fortíssimo elenco de apoio do filme.

Era Uma Vez Em Hollywood está definido para estrear em circuito comercial nos Estados Unidos no dia 26 de julho de 2019. Já no Brasil, a estreia fica para o dia 15 de agosto.