Clubhouse é uma rede social que ainda está em período de testes, mas já está ganhando bastante espaço internet afora.
Sem imagens ou textos, a plataforma é baseada em áudio e coloca pessoas do mundo todo para conversar por voz em grupos públicos ou privados.
Algumas pessoas como Elon Musk e até mesmo Boninho, responsável pelo BBB 21, já deram as caras no aplicativo, conversando com o público diretamente ou fazendo "palestras" e entrevistas disponíveis gratuitamente para o usuários.
Entenda como o Clubhouse funciona e como fazer parte desta rede social, que, por enquanto, está disponível somente para iOS.
Como funciona
Qualquer usuário pode criar uma sala no Clubhouse e estabelecer quem serão os moderadores, quem poderá falar e quem será apenas um ouvinte. Mesmo marcado como ouvinte, os usuários podem participar da conversa apertando um botão para "levantar a mão", similar ao recurso do Zoom.
As conversas acontecem em tempo real, e não ficam salvas e nem podem ser acessadas após o término da sessão.
Com a possibilidade de criarem salas, os tópicos mais variados são discutidos na rede social, e, além de entrevistas, palestras e conversas no estilo "talk show", usuários estão usando a plataforma para fazerem discutirem os mais diversos temas, cantarem músicas de ninar ou até mesmo um musical inteiro. Confira um trecho no
Todos os conteúdos, e o aplicativo em si, são gratuitos. Os fundadores afirmaram que pensam em experimentar funções similares a compra de ingressos e gorjeta, para que os criadores de conteúdo do Clubhouse possam ser diretamente remunerados.
Como conseguir um convite?
No momento, é necessário ter um convite para o Clubhouse para conseguir usar o aplicativo. Como ainda está em período de testes, cada usuário da plataforma tem direito de convidar até duas pessoas.
A escassez de convites e alta demanda, que está crescendo a cada dia, motivou alguns usuários a venderem convites online.
Também é possível fazer o download do aplicativo e entrar em uma lista de espera, reservando assim a sua @ — afinal, o serviço já conta com mais de dois milhões de usuários, segundo comunicado da empresa responsável.
Até o momento de publicação desta matéria, o Clubhouse estava disponível apenas para iOS, mas os desenvolvedores afirmaram que estão trabalhando em uma versão para Android.