Maior premiação da TV mundial, o Emmy Awards ocorreu na noite da última segunda (12). Premiando figurinhas carimbadas como Succession, Ted Lasso, Hacks e mais, a cerimônia também teve sua cota de esnobados, incluindo séries MUITO elogiadas por público e crítica, mas que encerraram a noite de mãos abanando.
A mais dolorida é talvez a última temporada de Better Call Saul, indicada a quatro categorias, sem vencer nenhuma. O derivado de Breaking Bad concorria em Melhor Ator e Atriz em Série Dramática, com Bob Odenkirk e Rhea Seehorn, Melhor Série Dramática e Melhor Roteiro em Série Dramática.
Apesar disso, vale lembrar que a temporada foi dividida em duas partes, e o segundo volume é elegível para o Emmy do ano que vem. Não é POSSÍVEL, então, que os jurados deixarão mesmo as seis temporadas da série sem nenhuma estatueta, mesmo com indicações praticamente todo ano.
Quem também não deu sorte foi Ruptura, queridinha do ano para muita gente, exibida no Apple TV+. A série saiu de bolsos vazios, mesmo com impressionantes 7 indicações, com direito a John Turturro e Christopher Walken até disputando um com o outro. Taí a prova cabal de que aclamação por todos os lados nem sempre é o suficiente…

Outra que ficou no 7 a 0 foi Barry, da HBO. A divertida Only Murders in the Building também encerrou a noite a ver navios, com 0 vitórias, de 6 indicações.
Surpresinha coreana
Mas tudo isso não significa que a noite não teve surpresas, e a maior delas veio diretamente da Coreia. Fenômeno em 2021, Round 6 consagrou a boa fase de Lee Jung-jae. O astro fez história como primeiro ator de uma série em língua não inglesa a vencer a estatueta. O intérprete de Gi-hun desbancou até pesos pesados como Brian Cox, Jeremy Strong e Bob Odenkirk.
Outra que comeu pelas beiradas foi Julia Garner, premiada por atuação na temporada final de Ozark. A invencibilidade de RuPaul’s Drag Race na categoria de Melhor Programa Competitivo também foi rompida com Watch Out for the Big Grrrls, com a rapper Lizzo.