Surgiu uma tendência nas redes sociais nas últimas semanas, na qual muitos usuários criaram imagens com inteligência artificial no chat de busca do Bing para transformar pessoas e animais de estimação em personagens ao estilo fofo da Pixar.
A brincadeira, no entanto, chamou a atenção da Disney, que parece ter questionado a própria Microsoft sobre o caso -— uma vez que as imagens envolvem versões falsas do logo e da identidade visual da marca.
Segundo informações da The Financial Times, a Disney pediu para a empresa impedir que os usuários usem suas marcas registradas na ferramenta.
A solução inicial da Microsoft foi bloquear o termo "Disney" do gerador de imagens do Bing, que é movido pela tecnologia DALL-E 3, a versão mais recente da IA generativa de imagens (e que foi criada pela OpenAI).
Só que a tentativa não deu certo, e imagens com logos da marca continuam sendo geradas pelos usuários -— o que mantém a preocupação da Disney.
"Atualmente existe um nível de variabilidade que pode gerar resultados diferentes [de imagens] de tempos em tempos, à medida que refinamos nossos sistemas de segurança. Além disso, artistas, celebridades e organizações podem solicitar a limitação da criação de imagens associadas aos seus nomes e marcas", explicou um porta-voz da Microsoft ao TFH.
A situação ainda se complica com a aparição de outra tendência, na qual os usuários usam a IA para gerar imagens com conteúdo ofensivo com o estilo visual da Pixar. E, ao que tudo indica, a Microsoft ainda não encontrou uma solução para os casos.
Aproveite e conheça todas as redes sociais do NerdBunker, entre em nosso grupo do Telegram e mais – acesse e confira.
Fonte: CartoonBrew / The Financial Times