Diretor de The Last of Us 2 fala sobre cena de beijo e cronologia do jogo

Ellie é a única personagem jogável

João Abbade Publicado por João Abbade
Diretor de The Last of Us 2 fala sobre cena de beijo e cronologia do jogo

O diretor de The Last of Us 2, Neil Druckmann concedeu uma entrevista ao jornal Telegraph e comentou sobre a cronologia do jogo, a demo da E3 2018 e a repercussão da cena do beijo entre Ellie e Dina. Quando perguntado sobre a decisão de mostrar uma cena deste tipo no trailer, Druckmann diz que não vê como uma decisão corajosa. Para ele, aquela cena é honesta com o histórico da personagem e isso por si só justifica a aparição no trailer.

Ele diz:

Não senti que foi uma decisão corajosa… Eu posso falar por mim – eu não sei como as outras pessoas da equipe se sentiram com isso – mas para mim Left Behind foi mais difícil. Talvez porque eu não estava tão confiante em escrever algo daquele tipo. Para Left Behind nós tiramos o beijo e depois o colocamos de volta. Eu queria que o beijo fosse verdadeiro para a personagem. Isso é muito importante para mim: estamos contando a história e estamos escrevendo esses personagens da forma mais honesta possível.

A cena está no trailer pois, na visão de seu diretor, mostra a dualidade de Ellie. Uma hora estamos vendo ela apaixonada e dançante em um momento leve e fofo, e, no quadro seguinte, já podemos ver ela como uma guerreira e sobrevivente, dilacerando inimigos.

Podemos vê-la sendo desajeitada, ingênua, apaixonada, beijando, você vê o sorriso dela – essa é a hora em que ela está mais feliz nos últimos anos.  E então, para contrastar isso, colocamos ela nessa outra situação cruel e horrível. Ela é uma sobrevivente hardcore, ela é violenta – talvez até cruel – e ela ainda é a mesma personagem. Então, pareceu os ingredientes corretos para uma demonstração da E3. representando o tom e a sensação do que é The Last of Us 2.

O evento de duas mulheres se beijando é inédito na E3, mas o diretor não fez isso para chamar atenção. Foi algo feito pela personagem, mas que agregou ao evento como um todo. Druckmann avalia como tardio o fato de personagens LGBT só aparecerem na E3 agora.

Eventualmente percebemos: “ok, vamos mostrar mostrar essas duas garotas se beijando na E3”. Eu estava tipo, “isso é legal, eu acho que nunca foi feito na E3 antes”. Então foi mais como uma reflexão tardia para a feira e achamos que seria legal. É algo inédito.

O beijo entre Ellie e Dina repercutiu na internet e alguns grupos tiveram reações intolerantes a cena. O diretor do jogo ficou desapontado com quem teve esse tipo de atitude. “Este é o caminho para normalizar algo que reflete o mundo em que vivemos”, disse ele em relação a relacionamentos LGBT em videogames.

É engraçado porque esse é o mês do orgulho LBGT. Eu fiz um tweet sobre a festa que fizemos em comemoração a isso e nós colocamos uma bandeira de arco-íris no logotipo da Naughty Dog. Isso me desapontou. Acho que não é surpreendente que haja algumas reações intolerantes, mas me impressionou a quantidade dessas reações. Você está desconfortável com duas garotas se beijando, mas está ok com todo o resto que aconteceu nesta demo? Mesmo que isso não se encaixe em como você vê o mundo, eu espero que você ainda jogue o nosso jogo. Este é o caminho para normalizar algo que reflete o mundo em que vivemos.

A entrevista detalha outras coisas, como a informação de que a demo da E3 foi altamente ensaiada e pode não representar a sequência de eventos que acontecerá na história final do jogo. Druckmann também diz que o jogo não é linear, então teremos Ellie lembrando de fatos passados e saltos temporais para o futuro durante a jogabilidade. Ellie é a única personagem jogável.

Poucos detalhes foram divulgados por enquanto, mas sabemos que desta vez os jogadores controlarão Ellie, que parece estar em uma jornada para conseguir vingança, embora não tenha sido revelado o motivo. Além disso, o tema dessa vez será “ódio”, ao contrário do primeiro jogo, que era “amor”.

The Last of Us Part II será lançado exclusivamente para PlayStation 4 e ainda não tem data de lançamento.

E3 2018 acontece entre 12 a 14 de junho em Los Angeles, nos EUA, mas as principais fabricantes do mercado anunciam muitos dos lançamentos nas conferências antes da feira, a partir de 9 de junho. Acompanhe todas as novidades aqui no Nerdbunker.