Matrix (1999) é um dos filmes mais importantes dos anos 1990, mas as suas continuações, Matrix Reloaded (2003) e Matrix Revolutions (2003), acabaram decepcionando o público ao entregarem produções muito abaixo das expectativas criadas depois de um primeiro longa tão icônico.
Para o diretor de fotografia da trilogia original, Bill Pope, o clima nos sets de filmagens dos dois últimos filmes foi o que estragou as produções.
Em entrevista ao podcast Team Deakins (via IndieWire), Pope comparou as gravações dos três longas e disse que gostaria que a produção tivesse tomado outro rumo.
Tudo o que foi bom sobre a primeira experiência, não se repetiu nos últimos dois [filmes]. Nós não éramos mais livres. As pessoas estavam olhando para você. Havia muita pressão. Em meu coração, eu não gosto deles [os longas]. Sinto que deveríamos ter ido em outra direção. Havia muita fricção e problemas pessoais, e para ser honesto você, isso ficou perceptível na tela. Não foi o meu melhor momento, nem o de ninguém.
Ainda segundo o diretor de fotografia, as diretoras, Lana e Lily Wachowskis, pressionaram demais o elenco.
Wachowskis leram esse maldito livro do Stanley Kubrick que dizia ‘atores não entregam performances naturais até você desgastá-los’. Então vamos para o take 90! [elas diziam]. Eu quero desenterrar Stanley Kubrick e matar ele.
Os três filmes da franquia de Matrix arrecadaram cerca de US$ 1,6 bilhão nas bilheterias mundiais e um quarto longa já está em desenvolvimento. Matrix 4 está previsto para ser lançado em 1º de abril de 2022 nos Estados Unidos.