Todo mundo gosta quando seu trabalho é apreciado, mas quase nunca quando ele é plagiado. É justamente o que a distribuidora Devolver Digital, especializada em publicar jogos indies, diz ter acontecido com Gris.
O título, desenvolvido pelo estúdio espanhol Nomada Studio, é um dos jogos mais elogiados da Devolver Digital em 2018, chamando a atenção dos fãs e da crítica por seu estilo artístico e belas animações.
No Twitter, a distribuidora acusa os criadores de um aplicativo de saúde de ter plagiado a arte e a animação de Gris, incluindo até mesmo um vídeo comparativo. Confira:
“O Fabulous app plagiou Gris e isso é um lembrete para todos os desenvolvedores ficarem atentos às grandes companhias e marcas que roubam o trabalho criativo de estúdios pequenos.”
A semelhança é inegável, com diversos elementos parecidos ou até mesmo idênticos. O quanto disso é plágio ou coincidência, no entanto, ainda não está claro.
Segundo o banco de dados do TechCrunch (via Polygon), a empresa responsável pelo The Fabulous foi fundada em 2013, na França. O aplicativo foi listado como um dos melhores na Apple App Store em 2018, além de ser um finalista no Google Play Awards.
Gris está disponível para PC e Nintendo Switch.