Desenvolvedor de Horizon Zero Dawn responde às críticas pelo jogo deixar de ser exclusivo
Sam Sharma ainda mandou um recado para os jogadores não se chatearem
Assim que Horizon Zero Dawn foi confirmado para PC, alguns fãs da PlayStation reclamaram pela perda de exclusividade do jogo.
No meio de várias reclamações, um vídeo acabou se destacando por aparentemente mostrar um jogador revoltado que, enquanto tenta engolir o choro, mostra um PS4 destruído no chão.
O vídeo repercutiu nas redes e chegou até Sam Sharma, um dos desenvolvedores do jogo, que decidiu responder à reação do fã emocionado. Veja:
What the hell is wrong with you people.
We made a game, you enjoyed it. Now some more people get to enjoy it. And somehow that takes away from YOUR enjoyment?!
Please be kind to yourselves. Your enjoyment of the game has not diminished because some more people get to play it. https://t.co/UrJXniLBYI
— Sam Sharma (@s3rioussam) March 11, 2020
“Qual o problema de vocês? Nós criamos um jogo, e vocês gostaram. Agora mais pessoas vão poder jogar. E, de alguma maneira, isso afeta a experiência de vocês? Por favor, sejam gentis com vocês mesmos. A diversão que você teve com o jogo não diminui porque mais pessoas vão poder jogá-lo.”
Pouco depois, foi descoberto que o vídeo, na verdade, era uma “paródia” e não se passava de uma brincadeira.
Mesmo se tratando de uma pegadinha, Sharma relatou que viu várias pessoas concordando com a reação exagerada, o que fez ele explicar algumas dúvidas sobre jogos exclusivos.
A mais importante é que, quando um jogo de um estúdio first-party (que pertence à empresa de um console) deixa de ser exclusivo, a ideia é atrair jogadores de outras plataformas e justamente fortalecer a venda do console.
Por fim, o desenvolvedor ainda deixou um recado para os jogadores, principalmente aqueles que não gostaram que Horizon Zero Dawn será lançado no PC.
If you’re angry and are thinking this is a betrayal because a game will now be played by more players, you are being unkind to yourself.
You’re letting yourself think that YOU having exclusivity over a game somehow defines your self worth. You’re wrong.— Sam Sharma (@s3rioussam) March 12, 2020
“[1º tweet]: Nós fazemos jogos porque realmente gostamos de entreter as pessoas. Os desenvolvedores vão aproveitar toda oportunidade para fazer isso. Mas ainda há mais por trás disso:
[2º tweet]: Se você está bravo e pensa que isso é uma traição porque um jogo será jogado por mais pessoas, você não está sendo gentil com você mesmo. Isso faz com que você pense que ter um jogo exclusivo aumenta o seu próprio valor. Mas você está errado.”
And be kind to developers. We don’t need threats from you to feel stressed. We already have so! Many! Stressors! To deal with.
To a player, we love you and appreciate your support and passion. Let us make games for you where you play, and for those who play elsewhere. ❤️— Sam Sharma (@s3rioussam) March 12, 2020
“[1º tweet]: Você tem valor e ainda é capaz de fazer coisas gentis. Jogos são uma mistura de entretenimento e arte que fazemos para vocês, mas vocês não são definidos por eles. Ame-os, mas não os deixe te definir. Você vale muito, seja gentil com você mesmo.
[2º tweet]: E seja gentil com os desenvolvedores. Não precisamos de ameças para nos deixar ainda mais estressados. Já temos muitos motivos para isso! Nós amamos os jogadores e agrademos o apoio. Nos deixem criar jogos para as plataformas que vocês jogam — e que outras pessoas jogam também.”
- Agora é oficial: Horizon Zero Dawn será lançado para PC neste ano
- Vaga de emprego sugere sequência de Horizon Zero Dawn
- Horizon Zero Dawn vendeu mais de 10 milhões de cópias ao redor do mundo
Horizon Zero Dawn foi lançado em 2017 para PlayStation 4. A versão para PC será lançada entre junho e setembro deste ano.