Antes de Denis Villeneuve, havia David Lynch. O diretor de Veludo Azul (1986) e Twin Peaks (1990-1991) adaptou Duna pela primeira vez para os cinemas em 1984, no filme com Kyle MacLachlan e Sting. A produção, no entanto, foi cercada de problemas, com o próprio cineasta não escondendo a insatisfação com o produto final. Em um tempo onde versões de filmes remontadas com maior alinhamento às visões do diretor tornaram-se comuns, Lynch disse que tem vontade de dar uma repaginada em Duna, mas duvida que haja interesse dos estúdios.
Em entrevista ao site AV Club (via IndieWire), ele diz:
“As pessoas me perguntam se eu não gostaria de mexer em Duna. Eu estava tão deprimido e enojado com o filme, sabe? Amo todo mundo com quem trabalhei, eles foram fantásticos. Amei todos os atores, a equipe. Amei tudo, exceto o fato de não ter o corte final. [...] Aquilo foi uma tristeza enorme e um fracasso para mim. Se eu pudesse escolher um projeto para voltar, seria esse. Mas, você sabe, isso não vai acontecer.”
O filme de 1984 adapta a trama política da chegada dos Atreides ao planeta Arrakis, com todas as reviravoltas e conceitos de ficção científica do livro. Mas como o próprio Lynch disse, muito do material em tela acabou influenciado pelos produtores. Em determinado ponto, o cineasta chegou até mesmo a retirar seu nome dos créditos da produção.
- Filme em que Nicolas Cage interpreta a si mesmo quase teve participação de David Lynch
- Série de Duna no HBO Max ainda vai rolar, garante Denis Villeneuve
O Duna mais recente, de Villeneuve, estreou no final de 2021, com sucesso de público e crítica. O longa garantiu uma continuação que chega em 2023, com Timothée Chalamet, Zendaya e Javier Bardem no elenco.