Muitos veículos especializados ao redor do mundo já estão com uma cópia de Cyberpunk 2077 para análise, o que significa que reviews e primeiras impressões já estão à solta.
No entanto, a editora assistente do site Game Informer, Liana Ruppert, fez um alerta importante para os jogadores que estão prestes a jogar o título.
Em um artigo publicado na última segunda (8), a jornalista relata que sofreu uma convulsão por causa de luzes fortes em partes específicas do jogo, em que o protagonista entra em uma sessão especial — chamada "Braindance" — para acessar memórias antigas de NPCs.
Em meu tempo com Cyberpunk 2077, eu sofri uma convulsão e senti diversas vezes que está prestes a ter mais uma. [...] Quando V se prepara para o Braindance, especialmente quando está com Judy, ele coloca um aparelho em cima dos olhos, que mostra LEDs piscantes em tons de rosa e branco. Isso é algo parecido com um aparelho usado por neurologistas para forçar uma convulsão para fins de diagnóstico.
Ruppert explica que o jogo não conta com avisos de que há momentos em que essas luzes podem ser perigosas para os jogadores, principalmente aqueles diagnosticados com epilepsia fotossensível. Então ela alerta para que, aqueles que sentirem que podem ser afetados, desviem o olhar completamente da tela por alguns segundos.
Como resposta, a CD Projekt Red se manifestou pelo Twitter, avisando que está trabalhando para adicionar alertas no jogo e uma correção que possivelmente altere o padrão das luzes que aparecem durante o Braindance.
Agradecemos por apontarem isso. Estamos trabalhando para adicionar um aviso separado dentro do jogo, além do já existente nos detalhes da classificação indicativa. Em relação a uma solução mais permanente, a equipe de desenvolvedores está explorando essa ideia para implementá-la o mais rápido possível.
Cyberpunk 2077 será oficialmente lançado em 10 de dezembro de 2020 para PC, Xbox One, Playstation 4, Stadia, Xbox Series e Playstation 5.