Como jogar RPG de mesa online: as melhores ferramentas pra não deixar o jogo para depois

Mesmo fisicamente distante dos seus amigos, vocês ainda podem continuar jogando juntos

Marina Val Publicado por Marina Val
Como jogar RPG de mesa online: as melhores ferramentas pra não deixar o jogo para depois

Tradicionalmente, RPGs de mesa como Dungeons & Dragons, Tormenta, Vampiro: A Máscara, GURPS, Pathfinder ou Call of Cthulhu são jogados presencialmente, com um grupo de aventureiros reunidos na mesma sala, rolando dados e descrevendo as ações de seus personagens.

Só que nem sempre é possível reunir os amigos no mesmo espaço físico e muitas vezes as sessões acabam sendo adiadas ou canceladas. Se você se identifica com isso, talvez fique feliz em saber que existem muitas maneiras de jogar RPG sem precisar sair de casa. Você só precisa de um computador (ou celular), acesso à internet e amigos para participarem da aventura com você.

Reunimos aqui algumas ferramentas que podem te ajudar a voltar para o mundo fantástico dos RPGs de mesa e acabar com essa história de deixar a jogatina para depois.

Comunicação é fundamental

A primeira coisa é definir como vocês vão narrar a história. Vai ser só áudio? Vão usar também vídeo? Não faltam ferramentas gratuitas para resolver essa questão e entre as mais tradicionais estão Skype, Google Hangouts e Discord, mas até uma videochamada em grupo no WhatsApp ou Facetime pode resolver.

Jogar apenas com vídeo pode resolver a questão para a maioria dos grupos, especialmente para os que usam apenas a imaginação para descrever a cena, sem mapas e miniaturas. A questão dos dados pode ser solucionada de duas maneiras: mostrando a rolagem no vídeo (recomendo jogar o dado em uma caixa pequena, como de sapatos, para que ele não suma da tela) ou usando aplicativos específicos para isso.

Para as fichas, é tudo ainda mais simples: pegue um arquivo de ficha em branco do sistema que você vai jogar e preencha no computador, pode ser até no paint mesmo. Se preferir, imprima, preencha tudo, tire uma foto e compartilhe com o mestre.

Rola o dado!

Sim, é possível rolar dados online através de inúmeros aplicativos, que podem até adicionar os modificadores e registram todas as rolagens feitas, para evitar que aquele amigo espertinho role de novo. Além disso, o mestre pode ficar de olho através do compartilhamento de tela dos aplicativos de vídeo chamadas.

Oficial da Wizards of the Coast

Para quem joga Dungeons & Dragons, o site oficial da Wizards of the Coast tem um rolador de dados bastante completo e simples de usar (veja neste link).

Na primeira coluna, “Die”, você escolhe o dado. Na segunda, “Nbr”, a quantidade deles. Logo em seguida, o “+” ou “-” é para dizer se o modificador (caso exista) é para somar ou subtrair  e em “modifier” fica o valor do modificador. Clique em “Roll” para rolar e o “Results” mostra o resultado final, calculado. O quadro mais da direita mostra todos os dados rolados.

O mais legal dessa opção é que mesmo que um jogador espertinho tente fechar a janela para limpar o resultado e fingir que não rolou, o último valor continua registrado.

Rolador de dados do Google

Ainda mais intuitivo é o rolador de dados do Google. Basta pesquisar por “Dice Roller” ou clicar neste link aqui.

Clicar em cada um dos números na parte de baixo da tela rola um dado com a quantidade de faces escolhida. Ao selecionar “roll”, ele é rolado de novo. O botão de “+-” serve para incluir um modificador e o cálculo é feito automaticamente, com o resultado aparecendo no lado direito. Para que um dado que já tenha sido rolado suma, é só clicar em cima dele de novo.

Roll dice online

Outro site bastante intuitivo é o Roll Dice Online (disponível neste link). Selecione a quantidade de lados do dado, o número de dados e o número de rolagens. O resultado é mostrado logo abaixo.

Bots de dados específicos para o Discord

Se você já está usando o Discord para se comunicar com seus companheiros do RPG, pode também usar os bots de dados específicos para a plataforma. Eles são um pouco mais complicados de usar que as opções acima, já que exigem comandos específicos para cada tipo de rolagem, mas, depois de se acostumar, acabam deixando a jogatina mais fluida.

O Sidekick é um dos mais completos. Para instalar, apenas clique neste link aqui e autorize o bot no seu servidor. Uma vez que ele for autorizado, você vai vê-lo na lista de membros. Para que ele mostre a rolagem, é só digitar um dos comandos da lista que você pode conferir clicando aqui e ele vai responder com uma rolagem.

Recomendo que dê uma olhada nos comandos e teste antes da partida começar, só para não se atrapalhar no meio do jogo

Também bastante popular, o RPBot acaba sendo um pouco mais simples que o Sidekick, mas ainda traz muitas opções de personalização. Clique neste link aqui para autorizar o bot e neste aqui para ver a lista de comandos.

Ferramentas mais completas

Para quem prefere jogar (ou mestrar) uma campanha com todos os recursos possíveis: mapas, miniaturas, fichas completas, rolagem de dados, descrição das magias, dos monstros e muito mais em um só lugar, também existem opções.

Roll20

Possivelmente o mais popular, o Roll20 permite que os jogadores criem fichas online, que o mestre inclua mapa, músicas e tem até opções de chamada por vídeo ou voz embutidas (mas ainda recomendo usar outro programa para videochamadas). Para ver tudo que ele oferece, dê uma olhada no site oficial neste link.

Ele tem opção gratuita e paga. Para a grande maioria das pessoas, a versão grátis vai ser mais que suficiente. Se você quiser dar uma forcinha para os desenvolvedores, pode escolher um modelo de assinatura anual.

O Roll20 é extremamente completo, mas pode ser um pouco intimidador da primeira vez, então é melhor dar uma olhada no guia incluso na Wiki clicando aqui ou assistir a esse vídeo em português sobre como montar sua ficha.

Uma das funções mais práticas para os iniciantes é que se você quiser rolar algum atributo, perícia, magia ou mesmo iniciativa, você não precisa ficar procurando quais dados precisaria para aquilo: é só clicar no que quiser usar (por exemplo, carisma) e o programa já faz tudo por você, incluindo até os modificadores.

Existem outras opções por aí, como o Fantasy Grounds (veja aqui) e o D20Pro (aqui), mas são pagas e mais complicadas de usar.

RPG de mesa pra quem realmente não tem tempo

Pra quem realmente não tem tempo para dedicar algumas horinhas para uma partida ou que tem dificuldade de reunir todos os amigos online em um mesmo horário, o mRPG pode resolver o problema. Ele é um aplicativo que está disponível para iOS (aqui) e Android (neste link) e permite jogar apenas por texto de maneira mais displicente, apenas quando você tiver tempo. Você faz a sua ação e espera a dos outros jogadores, que podem responder até horas depois.

Ele tem rolagem de dados, permite fazer fichas e também procurar um grupo para jogar com você, mas é um pouco mais limitado por ter apenas chat por texto.

E pra quem só quer assistir?

Antes de entrar no mundo do RPG de mesa online, talvez você queira acompanhar outras pessoas jogando ou mesmo só para se distrair no tempo livre. Listamos abaixo algumas opções bem variadas.

Nerdcast RPG

Nerdcast RPG Call of Cthulhu
Arte de André Meister para o Nerdcast RPG Call of Cthulhu

Talvez até você tenha caído nesse post enquanto buscava pelo Nerdcast RPG. Afinal de contas, todos estamos mais que ansiosos pelo próximo episódio da aventura de Call of Cthulhu. Enquanto isso não acontece, você pode ouvir a campanha de Crônicas de Ghanor neste link, o RPG Cyberpunk clicando aqui ou os capítulos passados do Cthulhu aqui.

Nerdist

O Nerdist é um site de entretenimento que periodicamente faz o “CelebriD&D”, uma mesa de RPG com celebridades. Entre os convidados, eles já tiveram Terry Crews (Todo Mundo Odeia o Chris; Brooklyn Nine-Nine) e Joe Manganiello (True Blood). Todo o conteúdo é em inglês.

Geek & Sundry

Um canal focado em cultura geek que também traz algumas mesas de RPG, como a do vídeo acima, com Vin Diesel. Infelizmente, também só está disponível em inglês.

Jogabilidado

Com várias campanhas concluídas e uma em andamento, o Jogabilidado é a mesa de RPG do canal Jogabilidade. Eles costumavam se reunir fisicamente para jogar Dungeons & Dragons e transmitiam as mesas no YouTube.

Vertente Geek

O Vertente Geek é um canal que reúne várias mesas de RPG de Dungeons & Dragons e também dicas para jogadores. Vale a pena acompanhar no Youtube e também na Twitch (clique aqui).

Mestre Xis

Outro canal com várias mesas de sistemas diferentes, incluindo até Mutantes e Malfeitores, que você pode acompanhar no Youtube ou na Twitch (aqui).

Perdidos no Play

Por fim, o canal Perdidos no Play também tem ótimas mesas de Pathfinder, Starfinder e até de Tormenta! Acompanhe no Youtube ou na Twitch (clique aqui).