Sol está em novo ciclo e atingirá ponto máximo em 2025

Entenda como funciona um ciclo solar

Priscila Ganiko Publicado por Priscila Ganiko
Sol está em novo ciclo e atingirá ponto máximo em 2025

O Ciclo Solar 25 já está entre nós. Um grupo internacional de especialistas determinou que o sol atingiu seu ponto mais brando em dezembro de 2019, e que agora está se encaminhando para um novo pico, que deve chegar em julho de 2025.

Cada vez que o Sol atinge um “mínimo solar”, um novo ciclo é iniciado. Geralmente, a duração média é de 11 anos, considerando o tempo que a estrela leva para ir do mínimo ao máximo, e de volta ao mínimo, como um pêndulo.

O Ciclo Solar 24 teve uma duração dentro da média, mantendo-se por 11 anos, e foi o mais fraco dos últimos 100 anos. Seu pico, que aconteceu em abril de 2014, foi de 114 manchas solares — a média é de 179.

A previsão é de que o 25º ciclo também siga essa tendência e seja mais brando do que a média, atingido os mesmos níveis do anterior. Doug Biesecker, integrante da equipe de estudiosos da Administração Oceânica e Atmosférica Nacional (NOAA), dos EUA, explica:

O quão rápido a atividade solar aumenta é um indicador de quão forte será o ciclo solar. Embora tenhamos acompanhado um aumento estável na atividade de manchas solares neste ano, ele é lento.

O grupo de especialistas é formado por pessoas da NASA e da NOAA trabalhando em conjunto para coletar e analisar os dados referentes ao clima espacial.

Estudar os ciclos solares é especialmente importante para prever o tempo no espaço, que pode ter variações como tempestades geomagnéticas ou de radiação solar, e outros eventos que podem atrapalhar satélites, sondas e comprometer sua comunicação com a Terra.

Também foi compartilhada a informação de que a NOAA pretende lançar uma sonda especializada em previsão do tempo espacial, equipada com ferramentas de medição dos ventos solares e capaz de monitorar e registrar em imagens as atividades extremas no Sol, antes do próximo pico solar — ou seja, em meados de 2024.

Com informações do NOAA e da NASA.