Chloé Zhao fez história durante o Oscar 2021, que aconteceu no último domingo (25). Ela foi a segunda mulher a ganhar na categoria de Melhor Direção em 93 anos de prêmio.
A cineasta levou a estatueta por Nomadland, longa vencedor também da categoria mais importante da noite, Melhor Filme, e também Melhor Atriz para Frances McDormand.
- Nomadland ganha Melhor Filme no Oscar 2021; confira a lista completa de vencedores
- Anthony Hopkins estava dormindo quando venceu o Oscar 2021, conta o agente do ator
Em seu discurso de agradecimento, Zhao citou um poema chinês: "Tenho pensado muito ultimamente sobre como continuo a seguir quando as coisas ficam difíceis."
"Quando eu era criança, na China, meu pai e eu costumávamos memorizar textos e poemas clássicos chineses e recitar juntos. Me lembro de um chamado The Three Character Classic, e ele dizia: 'As pessoas, ao nascer, são boas'. Essas palavras tinham muito impacto quando eu era criança, e ainda acredito nelas. Sempre achei bondade nas pessoas que conheci, em todos os lugares do mundo. Este Oscar é para qualquer pessoa que tem a coragem de se manter boa e ver o que há de bom nos outros."
A primeira vez que uma diretora venceu a categoria de Melhor Direção foi em 2010, quando Kathryn Bigelow ganhou por Guerra ao Terror. Assim, Chloé Zhao é também a primeira mulher não-branca a vencer na categoria.
Até 2021, apenas cinco mulheres tinha sido indicadas a Melhor Direção: Lina Wertmüller por Pasqualino Sete Belezas, Jane Campion por O Piano, Sofia Coppola por Encontros e Desencontros, Greta Gerwig por Lady Bird: A Hora de Voar, e Bigelow.
Este ano também marcou a primeira vez que duas diretoras concorreram em Melhor Direção: além de Zhao, Emerald Fennell, diretora de Bela Vingança, também foi nomeada.
O próximo trabalho de Chloé Zhao a chegar aos cinemas é Os Eternos, filme da Marvel que será lançado no dia 5 de novembro de 2021, nos EUA.