Logo do Jovem Nerd
PodcastsNotíciasVídeos
Artworks promete respeitar fãs e legado de Cardcaptor Sakura
Animes e Mangás

Artworks promete respeitar fãs e legado de Cardcaptor Sakura

Com painel na CCXP23, empresa anunciou remasterização do anime clássico, além da dublagem do arco Clear Card

Camila Sousa
Camila Sousa
11.dez.23 às 17h04
Atualizado há mais de 1 ano
Artworks promete respeitar fãs e legado de Cardcaptor Sakura
(Divulgação)

Gostar de uma obra clássica, no geral, é estar pronto para sempre garimpar lançamentos e novidades, e não é diferente para o fã de anime. No entanto, enquanto os otakus que amam Dragon Ball, Cavaleiros do Zodíaco e até Sailor Moon quase sempre são agraciados com alguma estreia ou remasterização, o fã de Sakura sempre ficou um pouco de lado — pelo menos até agora. O anime, que marcou gerações na TV aberta nacional, será lançado oficialmente no YouTube em 2024, pela Artworks Entertainment Group.

A novidade foi anunciada durante o painel da empresa na CCXP23, que teve ainda mais informações sobre o NAISU e a confirmação da dublagem de Sakura: Clear Card, arco mais recente do anime. Todos esses anúncios aqueceram os corações dos fãs, que lotaram o Palco Bentô e comemoraram as novidades nas redes sociais.

Falando ao NerdBunker após a apresentação, Rod Rossi, diretor executivo da Artworks Entertainment no Brasil, disse que a negociação para colocar o anime clássico de forma licenciada no YouTube foi intensa. Para convencer o estúdio CLAMP, foram feitos relatórios e estudos para mostrar como a plataforma é viável para esse formato de lançamento, especialmente no Brasil e América Latina:

“Pensa o mais difícil que você conseguir e multiplica por 15. No YouTube, é muito difícil entregar projeções de rendimento, o quanto aquilo vai render por visualização. E o Japão quer saber disso. Mas o YouTube garante para a gente uma coisa que a TV não garante, que é a comunicação. É uma via de mão dupla, o público responde a gente. Na TV, só nós falamos. Então ali teremos esse retorno na hora.”

Vozes clássicas de Sakura de volta

Watch on YouTube

Enquanto o anime clássico de Cardcaptor Sakura retorna no YouTube, a empresa trabalha em paralelo com a dublagem de Clear Card que, até o momento, está disponível apenas no áudio original e com legendas. O especial Cardcaptor Sakura: Clear Card - Prólogo: Sakura e os Dois Ursos também será dublado.

Quem integra a equipe responsável por isso é Marcelo Campos, diretor artístico da Artworks Digital Studio, e Angélica Santos, dubladora e diretora da dublagem de Clear Card. Para eles, o grande desafio foi trazer de volta o elenco original, formado por:

  • Daniella Piquet, como Sakura Kinomoto;
  • Ivo Roberto “Tatu”, como Kero/Kerberos;
  • Fernanda Bullara, como Tomoyo Daidouji;
  • Fábio Lucindo, como Shoran Li;
  • Rodrigo Andreatto, como Yukito Tsukishiro e
  • Vagner Fagundes, como Toya Kinomoto.

Todos estarão de volta e um gostinho já foi mostrado no primeiro trailer dublado de Clear Card. Para Santos, que ficou com a responsabilidade de dirigir os dubladores, o maior trabalho foi entender que as vozes mudaram e lidar com a própria expectativa dos fãs: “A voz pode estar um pouquinho diferente? Lógico, porque não tem como. Mas, como a essência está lá, o dublador vai chegar no personagem. E eles foram relembrando cada um dos personagens durante o processo.”

cardpcaptor sakura ccxp23 Confirmação da volta do elenco clássico animou os fãs durante a CCXP (Reprodução)

Essa também foi a preocupação de Marcelo Campos, que fez um trabalho de mapear onde estavam os dubladores, se eles ainda estavam trabalhando e se seria possível ter todos de volta. Para ele, o mais importante é que o fã de Sakura reconheça os dubladores que fizeram história há mais de 20 anos:

“O dublador pode envelhecer, mas o impacto de ele voltar para gravar aquilo 20, 30 anos depois, é melhor do que trocar a voz. Com os animes, a gente tem que neutralizar a nossa voz e dar voz para um personagem, respeitando o que está lá. E aí entram características da nossa maneira de falar, e isso se liga ao personagem. Não dá para imitar.”

Respeito ao legado e olho no futuro

O painel de Cardcaptor Sakura na CCXP23 teve mais um momento especial ao homenagear João Ângelo, dublador nacional de Spinel na série clássica. Ângelo morreu em julho de 2021 e teve cenas com sua voz mostradas no telão do Palco Bentô – resultando em um momento ainda mais emocionante para os fãs.

Durante a apresentação, foi confirmado que o papel de Spinel em Clear Card ficará com Daniel D'Ângelo, filho de João, que estava presente no evento. Para ele, que acompanhou toda a trajetória do pai, é um desafio diferente assumir a nova voz do guardião de Eriol:

“Meu pai sempre foi uma referência pra mim, minha primeira referência. É uma responsabilidade, porque ele abriu um caminho que foi a vida dele. E eu estou começando nesse caminho agora. Ainda tenho muito a fazer, mas é um presente pra mim, esse papel. É como se fosse um sonho, muito surreal.”

Tudo isso mostra como a Artworks está olhando com cuidado para o legado de Sakura, ao mesmo tempo em que vislumbra um futuro brilhante para uma das garotas mágicas mais famosas da cultura pop. “2024 representa um início. Vamos colocar [o projeto] em movimento, e precisava começar com Sakura, porque a Artworks começou por causa de Sakura, praticamente (...). Estou ansioso para o próximo momento. Mais títulos vão chegar, vamos dublar e fazer chegar para o público”, completa Rossi.

View post on Instagram
 

Para Angélica Santos, a expectativa é que todas essas novidades tragam ainda um público inédito para Sakura, aproveitando a nova onda de animes e mangás, que está forte no Brasil: “Estamos torcendo muito para que os pais, que curtiram Sakura na época, mostrem para os filhos.”

Cardcaptor Sakura chega ao YouTube pela Artworks em 2024. Já Clear Card está disponível no áudio original na Crunchyroll e a dublagem deve ser lançada em breve.

Aproveite e conheça todas as redes sociais do NerdBunker, entre em nosso grupo do Telegram e mais - acesse e confira.

Encontrou algum erro neste conteúdo?

Envie seu comentário

Veja mais

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossas plataformas, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade.
Capa do podcast