Após quatro longos anos, Black Mirror está de volta à Netflix. A série chegou com cinco episódios inéditos na sexta temporada, mais uma vez com uma boa dose de distopia e desgraçamento mental. Mesmo com cada capítulo apresentando tramas e elenco diferentes, o novo ano guarda diversas referências que farão a alegria dos fãs mais atentos.
- Black Mirror retorna ácida, mas irregular em 6ª temporada mediana | Crítica
- Relembre os seis episódios mais chocantes da série
Abaixo, o Nerdbunker reuniu as principais citações a episódios anteriores e outros easter eggs que vão explodir a sua cabeça (não literalmente, calma). Confira:
1- Streamberry
O sexto volume tem a presença marcante do Streamberry. Da identidade visual até todo o conceito por trás, o serviço é uma referência nem um pouco discreta à própria Netflix e guarda algumas surpresas.

No primeiro episódio, A Joan é Péssima, a protagonista vivida por Annie Murphy zapeia por diferentes títulos da plataforma. Lá, vemos opções como: “Finding Ritman”, um easter egg do desenvolvedor de games vivido por Will Poulter no filme interativo Bandersnatch (2018); “Loch Henry”, uma referência ao capítulo seguinte, que aborda a filmagem de um documentário macabro (e aparentemente o mesmo que aparece na tela); e “The Callow Years”, que repassa os anos do primeiro-ministro britânico Michael Callow (Rory Kinnear) à frente do governo. Callow, você deve lembrar, é o político obrigado a ter relações com um porco, no primeiríssimo episódio da série.
2- Smithereen

No mesmo episódio, Joan recebe, por celular, uma notificação do Smithereen. O aplicativo de caronas pagas é o mesmo em que o personagem de Andrew Scott trabalha em Smithereens, segundo episódio da quinta temporada.
3- Onde está Waldo?

O urso azul do capeta de O Momento Waldo, terceiro episódio da segunda temporada, reaparece como um adesivo no laptop do protagonista de Loch Henry. O jovem tem também um brinde da tecnologia de vigilância de Arkangel (temporada 4, episódio 2) e o símbolo da tríade, de Urso Branco (temporada 2, episódio 2).
4- Urso Branco

Por falar nele, o símbolo virou uma espécie de referência recorrente da franquia. Ele retornou em temporadas anteriores e, claro, está presente no sexto volume. Além do laptop de Loch Henry, a marca aparece também como uma pintura de sangue na parede em Beyond the Sea (episódio três) e no talismã demoníaco de Demônio 79 (episódio cinco).
5- San Junipero

Ainda em Loch Henry, um documentário sobre a instituição médica de San Junipero (do episódio de mesmo nome, o quarto capítulo da terceira temporada), que criava uma espécie de paraíso artificial para pacientes em condição terminal, como um dos concorrentes ao prêmio BAFTA.
6- Cães de metal

Os assustadores cães robóticos de Metalhead (temporada quatro, episódio cinco) fazem uma curta aparição em Demônio 79, último episódio do novo ano. As máquinas são vistas como uma das possíveis consequências para um futuro distópico dominado pelos robôs, caso o político reacionário John Smart não seja morto. A existência deles na temporada anterior pode inclusive ser um indicativo de que a vaca foi mesmo pro brejo.
As seis temporadas de Black Mirror e o filme interativo Black Mirror: Bandersnatch estão disponíveis para streaming na Netflix. Aproveite e siga o NerdBunker nas redes sociais Twitter, Instagram e TikTok.