O ator e dublador Isaac Bardavid, conhecido por dar voz o Wolverine dos X-Men, morreu nesta terça-feira (1º) aos 90 anos. O intérprete estava internado desde o dia 26 de janeiro em estado grave devido ao agravamento de um enfisema pulmonar.
Nascido em 13 de fevereiro de 1931, Isaac Bardavid começou a carreira na dramaturgia no final da década de 1960, chegando a participar de novelas como Irmãos Coragem e Escrava Isaura, e filmes como A Virgem Prometida e Um Sonho de Vampiros.
Na área da dublagem, Bardavid deu voz a grandes personagens, como Obi-Wan Kenobi da trilogia original de Star Wars, Esqueleto de He-Man, Odin da Marvel, Tigrão, Dr. Eggman de Sonic, e Jor-El nos primeiros filmes do Superman.
O ator sempre foi lembrado por dar voz ao Wolverine, um trabalho que teve início nas animações dos X-Men, passando pelos filmes live-action, chegando ao fim em Logan (2017). Bardavid chegou a agradecer a Hugh Jackman pela “ajuda em sobreviver na profissão” da dublagem durante o programa The Noite. Emocionado, o ator australiano também retribuiu agradecendo ao dublador por fazer parte da construção do amor que os fãs criaram pelo mutante.
O falecimento do dublador foi confirmado pela família em uma postagem de despedida no Instagram:
Vale lembrar que Isaac Bardavid deu voz ao prior que treinou o protagonista de A Lenda de Ruff Ghanor no audio drama A Chegada do Hobgoblin.