Alan Wake II é um jogo bastante esquisito e peculiar — que são qualidades para obras cult, mas que não costumam se dar bem com obras mais comerciais. Para a equipe da Remedy, quem provou que essa lógica já não é mais verdade foi o filme Tudo em Todo o Lugar ao Mesmo Tempo.
Em entrevista ao Washington Post, o diretor criativo Sam Lake afirmou que o longa, distribuído pela A24 e vencedor do Oscar de Melhor Filme, fez muito bem aos ânimos dos desenvolvedores da Remedy.
Quando o filme chegou aos cinemas e começou a ganhar carinho do público e crítica, o estúdio — que já estava bem avançado no projeto — entendeu que há bastante demanda por obras que não escondem a própria estranheza e que abraçam uma variedade de gêneros ao mesmo tempo, segundo Lake:
“Estávamos bem longe no desenvolvimento do game, mas nos deu confiança no entendimento do que estávamos fazendo, e a certeza de que estávamos fazendo na hora certa. [...] Acredito que somos prisioneiros de algumas ideias, que temos um desejo muito forte de encontrar respostas e criá-las. Temos muita vontade de criar regras e leis e definições para as coisas. Na ficção e na arte, é importante tentar fugir disso.”
No fim das contas, assim como Tudo em Todo o Lugar ao Mesmo Tempo, Alan Wake II caiu nas graças do público e se tornou um sucesso, tanto de vendas quanto de crítica. O jogo teve oito indicações ao The Game Awards, e saiu com a estatueta de Melhor Narrativa.
- Alan Wake II é uma obra-prima da Remedy e do survival horror | Review
- Alan Wake 2 dá pistas para o futuro da franquia?
Alan Wake II está disponível para Xbox Series X | S, PC e PlayStation 5. Já Tudo em Todo o Lugar ao Mesmo Tempo pode ser assistido no catálogo do Amazon Prime Video.
Fonte: Washington Post (via PC Gamer)