AI QUE MEDO! 6 remakes de terror que assustam pelos motivos certos

Preparados para os sustos?

Marina Val Publicado por Marina Val
AI QUE MEDO! 6 remakes de terror que assustam pelos motivos certos

Nos últimos anos, inúmeros remakes e continuações dos mais diversos filmes foram anunciados, desde versões live-action de animações japonesas, até longas de terror.

Para quem é contra esse tipo de reciclagem de ideias, fizemos uma pequena lista de bons remakes de suspense e horror para mostrar que mesmo uma premissa já utilizada pode causar muita tensão e medo.


O Enigma de Outro Mundo (1982)

Pouca gente lembra desse detalhe, mas o filme de 1982 é tecnicamente um remake. A história é baseada em The Thing From Another World, de 1951, que também explora o tema de cientistas encontrando um organismo alienígena em uma base isolada.

O longa de John Carpenter investe no clima de tensão e na paranoia de que até mesmo o seu melhor amigo (canino) pode ser um monstro. Totalmente indispensável para qualquer fã do gênero.

A Morte do Demônio (2013)

Quando uma franquia como Evil Dead, que inspirou tantos outros filmes, tem um remake anunciado, o mais normal é receber a notícia com ceticismo. Mesmo assim, o longa de 2013 conseguiu surpreender positivamente e usou os clichés de filmes sobre adolescentes isolados em uma cabana assombrada a seu favor.

Se você não assistiu ao remake ainda por receio de estragarem a franquia, está na hora de deixar de lado o preconceito e apreciar essa homenagem incrível ao filme de Sam Raimi. O longa é brutal e, apesar de tirar um pouco do humor do original, a história é bem estruturada para ganhar toques modernos, sem forçar a barra.

Madrugada dos Mortos (2004)

Despertar dos Mortos (1978) de George Romero é um clássico de terror, e, surpreendentemente, o remake de 2004 conseguiu adaptar bem o desespero dos sobreviventes da epidemia zumbi que se refugiam em um shopping.

O longa de 2004 tem direção de Zack Snyder e roteiro de James Gunn.  O sucesso do remake se deve ao fato de apesar de usar uma premissa similar, ele muda completamente a mensagem, os personagens e até os comportamentos dos zumbis, que se tornam ainda mais ameaçadores.

A Mosca (1986)

https://www.youtube.com/watch?v=7BzwxJ-M_M0

Outro filme na lista que pouca gente lembra que era um remake. O longa de 1986 dirigido por David Cronenberg foi inspirado por A Mosca da Cabeça Branca, de 1958, estrelado por Vincent Price.

Em ambos os casos, um cientista sofre terríveis consequências depois de usar um aparelho de teletransporte. Entretanto, no remake a mutação acontece de forma mais gradual e aflitiva, de um jeitinho que só Cronenberg consegue fazer. Os efeitos visuais da transformação são tão impressionantes, que o filme conseguiu um Oscar de melhor maquiagem.

O elenco conta com Geena Davis e Jeff Goldblum. Este último também participou de outro remake incrível alguns anos antes: Os Invasores de Corpos (1978).

Maníaco (2013)

O longa de 2013 é baseado em O Maníaco (1980) e ambos contam a história de um serial killer que tira o escalpo de mulheres para colocar em manequins.

Na nova versão, o assassino usa a tecnologia a seu favor e procura algumas de suas vítimas em sites de relacionamento. Além disso, a interpretação de Elijah Wood como o serial killer é extremamente crível e incômoda, principalmente para quem já teve algum encontro ruim em aplicativos como Tinder.

O Chamado (2002)

O longa de 2002 dirigido por Gore Verbinski não necessariamente supera a versão japonesa de 1998, mas foi responsável pela popularização da franquia e também de filmes de terror asiáticos no ocidente.

Entretanto, vale deixar um aviso que enquanto o remake de 2002 foi bem sucedido, o mesmo não pode ser dito do novo filme da franquia, O Chamado 3 (2017).