Após anos de espera, o filme Adão Negro finalmente chegou aos cinemas. Com Dwayne Johnson no papel de um dos grandes personagens do Universo DC, a produção também apresenta a tradicional Sociedade da Justiça.
Sendo uma adaptação de histórias em quadrinhos, é claro que o longa está cheio de referências e easter eggs. Pensando nisso, reunimos abaixo todas as homenagens encontradas em Adão Negro:
[A partir daqui, spoilers de Adão Negro]
Akhenaton

Adão Negro se passa no Kahndaq, uma nação fictícia que existe apenas nas HQs da DC. Porém, o filme conta que, na época em que o protagonista era um escravo, quem comandava o local era o maligno rei Akhenaton.
Acontece que esse é o nome de um faraó que existiu no mundo real. Chamado de “Aquenáton” no Brasil, ele é conhecido por renegar a fé em múltiplos deuses e adorar apenas a Aton (daí seu nome, que quer dizer “Aquele que louva Aton”).
Conselho dos Magos

O filme conta que o filho de Teth Adam ganhou poderes mágicos do Conselho dos Magos que, no caso de Adão Negro, representam as divindades egípcias Shu, Hórus, Amon, Zehuti, Aton e Mehen.
Fãs mais atentos vão lembrar que em Shazam! (2019), o mago vivido por Djimon Hounsou, conta que fazia parte de um Conselho que deu poderes a um campeão que usou seus dons para vingança. Nesse quesito, vale notar que, nas HQs, os outros magos foram mortos pelo Adão Negro, restando apenas o que dá dons a Billy Batson.
Intergangue

Em Adão Negro, o Kahndaq do presente vive em um regime de opressão comandado pela tecnológica Intergangue. Nos quadrinhos, esse grupo era uma espécie de família mafiosa que servia a Darkseid, ajudando o vilão em troca de armas de outro mundo (literalmente). A quadrilha foi criada por Jack Kirby como parte do Quarto Mundo, a grande saga que produziu na DC após deixar a Marvel.
Tornado Vermelho

Na cena de apresentação da Ciclone (Quintessa Swindell), é possível ver rapidamente que ela tem parentesco com “Abigail Hunkel”. Existente nas HQs, esse parentesco revela que a jovem é neta da Tornado Vermelho, uma antiga heroína das HQs. Criada em 1939 por Sheldon Mayer, a personagem era uma dona de casa que combatia o crime secretamente.
Anos depois, o nome “Tornado Vermelho” acabou sendo usado por outro herói e Abigail se tornou governanta da mansão que abrigava a Sociedade da Justiça.
O Átomo

Adão Negro faz questão de lembrar que o Esmaga-Átomo (Noah Centineo) também tem um parente famoso. O filme mostra uma rápida conversa entre o jovem com o tio Al Pratt, dono original de seu traje, que também tinha poderes de diminuir ou aumentar de tamanho. Clássico herói da Era de Ouro, ele é vivido rapidamente no cinema por Henry Winkler (Click).
Amanda Waller e Emilia Harcourt

O filme contou com o retorno de Amanda Waller (Viola Davis) e Emilia Harcourt (Jennifer Holland). Agentes da A.R.G.U.S., as personagens vêm ganhando destaque após aparecer em O Esquadrão Suicida (2021), na série Peacemaker e agora em Adão Negro.
Renascimento DC + Pôsteres dos heróis

Filho de Adrianna Tomaz, o jovem Amon (Bodhi Sabongui) é um grande fã de super-heróis. Essa informação é revelada logo em sua primeira cena, quando várias HQs da DC caem de sua mochila. Nesse momento, é possível ver rapidamente revistas da Mulher-Maravilha, Ciborgue e Flash publicadas na fase Renascimento, quando a DC decidiu trazer de volta alguns de seus personagens clássicos de volta para as histórias.
A paixão de Amon pelos heróis pode ser vista também em seu quarto, com vários colecionáveis e paredes cheias de pôsteres. Todos os cartazes mostrados no filme são artes usadas pela DC nas capas de HQs, incluindo a ilustração do Superman que o Adão Negro destrói. Ela foi desenhada por Ivan Reis, brasileiro que desenhou as HQs do azulão entre 2018 e 2020.
300
É possível notar uma grande influência da obra de Zack Snyder em Adão Negro, e a principal delas acontece logo nos minutos iniciais. Durante o prólogo, o filho de Teth Adam assiste a um soldado do rei assassinar um escravo. A forma como o oficial chuta sua vítima penhasco abaixo é filmada de forma muito similar à mais famosa cena de 300 (2006). Só faltou o famoso grito “Isso é Esparta” (ou Kandahq, nesse caso).
X-Men: Dias de um Futuro Esquecido
De forma surpreendente, Adão Negro também presta homenagem a X-Men: Dias de um Futuro Esquecido (2014). Um dos embates iniciais mostra o personagem de The Rock se movimentando em supervelocidade durante um embate contra os capangas da Intergangue. Considerando que a sequência conta até com piada e é embalada por uma famosa canção, é impossível não lembrar da cena em que Mercúrio (Evan Peters) ajuda Magneto a escapar da prisão.
Três Homens em Conflito

Fora do cinema de heróis, o filme presta homenagem a outro clássico: Três Homens em Conflito (1967). Clássico do faroeste protagonizado por Clint Eastwood, o longa é assistido pelo irmão de Adrianna Tomaz antes do Adão Negro fritar a televisão. A homenagem vai além quando o próprio anti-herói se envolve em uma espécie de “duelo” que recria alguns dos planos filmados por Sergio Leone.
Arte de Alex Ross

Criada por Alex Ross, a arte acima é uma das mais famosas representações do Adão Negro ao longo dos tempos. Não é a toa que o filme recrie essa imagem várias vezes, sempre aproveitando a oportunidade de mostrar o vigilante levantando voo com cara de raiva.
Metal Enésimo

Quando entram na nave do Gavião Negro (Aldis Hodge), os membros da Sociedade da Justiça ficam impressionados pelo veículo ser feito de Metal Enésimo. Nas HQs, esse é um elemento do planeta Thanagar cujas propriedades tem efeito em negar a gravidade – o que auxiliava o Gavião Negro e a Mulher-Gavião a voar.
Pedra da Finalidade

Enquanto o filme Shazam! apresentou a Pedra da Eternidade, Adão Negro abordou a Pedra da Finalidade, que nas HQs é uma versão sombria usada para prender inimigos da família Shazam. No filme, ele é o reino dos mortos onde habitam demônios como o vilão Sabbac.
Eternium

E por falar em pedras, o filme conta que Kandahq era um local rico no mineral conhecido como Eternium. Ele nada mais é do que lascas da Pedra da Eternidade, que por ter propriedades mágicas é capaz de ferir os Campeões escolhidos pelo Mago Shazam ou pelo Conselho dos Magos. Como o filme mostra, é uma espécie de kryptonita para eles.
Adão Negro segue em cartaz nos cinemas brasileiros.