Activision Blizzard é processada por assédio e discriminação no trabalho

Segundo investigação, funcionárias constantemente tinham que se defender de avanços sexuais de colegas homens

Redação NerdBunker Publicado por Redação NerdBunker
Activision Blizzard é processada por assédio e discriminação no trabalho

A Activision Blizzard acaba de ser processada pelo California Department of Fair Employment and Housing (algo como Departamento de Emprego e Moradia da Califórnia ou DFEH na sigla em inglês) por violar leis de direitos civis e igualdade salarial do estado.

Segundo o Bloomberg, o processo foi instaurado após uma investigação de dois anos no estúdio que aponta que o local é um “terreno fértil para assédio e discriminação contra mulheres” no qual as funcionárias constantemente tinham que se defender de comentários e avanços sexuais de colegas homens.

Além disso, “funcionários homens frequentemente chegavam no trabalho de ressaca, jogavam videogames por longos períodos de tempo durante o expediente enquanto delegavam as responsabilidades para as colegas de trabalho, faziam brincadeiras sobre encontros sexuais, falavam abertamente sobre corpos femininos e faziam piadas sobre estupro.”

Na questão de discriminação, algumas mulheres da empresa também alegaram que não eram promovidas pela possibilidade de engravidarem, eram criticadas por saírem para pegar filhos na creche, além de serem expulsas das salas dedicadas a amamentação para que os colegas homens pudessem usar o espaço para reuniões.

Um dos casos mais extremos descritos no documento da agência relata o caso de uma funcionária que tirou a própria vida durante uma viagem da empresa na qual ela estava acompanhada por um supervisor homem. Antes da morte, ela teria sofrido vários casos de assédio e, em um deles, fotos íntimas dela circularam durante uma festa da empresa.

Em um comunicado, a Activision Blizzard negou as acusações:

“Valorizamos a diversidade e nos esforçamos para promover um local de trabalho que oferece inclusão para todos. Não há lugar em nossa empresa ou na indústria, ou em qualquer indústria, para qualquer tipo de comportamento inapropriado ou assédio. Levamos a sério todas as denúncias e investigamos todas as queixas. Em casos relacionados a má conduta, foram tomadas medidas para resolver o problema.”

“O DFEH inclui descrições distorcidas e, em muitos casos, falsas do passado da Blizzard. Nós colaboramos com o DFEH ao longo da investigação, incluindo fornecendo dados e ampla documentação, mas eles se recusaram a nos informar quais problemas encontraram. ”

Mais notícias