A notícia da compra da Activision Blizzard por parte da Microsoft chocou a indústria na terça-feira (18). Um dos principais impactos da aquisição aconteceu logo com a Sony, concorrente direta no setor de games. A empresa japonesa viu as suas ações caírem em cerca de 13%, perdendo US$ 20 bilhões de valor de mercado.
Segundo a Bloomberg, esta se trata da maior queda de ações da companhia desde 2008, quando precisou recolher 100 mil baterias de laptop por conta de risco de incêndio.
- Aceitas Pix? Aquisição da Activision Blizzard rende muitos memes no Twitter
- Microsoft planeja manter jogos da Activision Blizzard em consoles da Sony
Em contrapartida, as ações da Activision Blizzard subiram 25% após a notícia da aquisição ser divulgada. Possivelmente, está atrelada a uma provável reorganização da publisher de Call of Duty após os processos de assédio sexual e discriminação no trabalho.
Já as ações da Microsoft caíram 2,5% com o anúncio. Segundo o site Investopedia, investidores podem estar receosos quanto ao processo regulatório do acordo. Todavia, o valor de mercado da companhia voltou a crescer nesta quarta-feira (19), mesmo de forma tímida (0,61% até a matéria ser publicada).
- Bobby Kotick continuará como CEO da Activision Blizzard até a aquisição da Microsoft
- Chefe da Microsoft elogia “compromisso com a mudança” de Bobby Kotick
A Microsoft desembolsou US$ 68,7 bilhões para adquirir a editora. A compra é a maior da história da indústria e deve ser concluída apenas no ano fiscal de 2023 (junho de 2022 a julho de 2023). Após isso, a dona do Xbox terá outras franquias famosas à sua disposição, como Crash Bandicoot, Overwatch, Diablo e World of Warcraft.