Abertas as inscrições para o 14º Prêmio Internacional de Mangá

Trabalhos podem ser inscritos até 19 de junho

Pedro Duarte Publicado por Pedro Duarte
Abertas as inscrições para o 14º Prêmio Internacional de Mangá

Estão abertas as inscrições para a nova edição do Prêmio Internacional de Mangá. Os premiados nas principais categorias serão convidados pelo governo japonês, por intermédio da Fundação Japão, a viajarem ao Japão para uma estadia de cerca de dez dias.

O concurso é promovido pelo governo do Japão e tem o objetivo de reconhecer os artistas que vêm contribuindo para a divulgação desta cultura em todo o mundo.

Os trabalhos devem ser enviados até o dia 19 de junho à representação diplomática japonesa (consulados ou embaixada, excluindo-se escritórios representativos), ou diretamente à caixa postal da Comissão Executiva do Concurso Internacional de Mangá.

Entre os prêmios estará o Golden Award, de melhor trabalho, além de três prêmios de excelência Silver Award e onze Bronze Award, de menções honrosas.

Os premiados com o Golden Award e o Silver Award são convidados a passarem dez dias no Japão. Durante a estaria, além de participar da Cerimônia de Premiação, os premiados realizarão encontros com artistas de Mangá e visitas a editoras locais.

Em 2019, na 13ª edição do prêmio, o brasileiro Guilherme Petreca teve seu mangá, Ye, publicado pela editora Veneta, contemplado com o Silver Award, que conta um pouco da experiência:

Visitamos as editoras Shueisha e Shogakukan e o estúdio de animação Pierrot, para uma visão geral do processo de produção de um mangá e de uma série de animação. Em uma das visitas, tivemos a honra de conhecer o mangaká Taiyo Matsumoto, um dos artistas em quem mais me inspiro, e pudemos perguntar para ele sobre sua experiência no Japão e entender um pouco mais sobre seu processo de trabalho.

Você encontra todas as informações para se inscrever clicando aqui.