250 sarcófagos e artefatos com mais de 2 mil anos são encontrados no Egito

Materiais escavados também incluem um papiro selado de rito funerário com possível relação com o Livro dos Mortos

Pedro Siqueira Publicado por Pedro Siqueira
250 sarcófagos e artefatos com mais de 2 mil anos são encontrados no Egito

Será que o Marc Spector de Cavaleiro da Lua andou pelo Egito recentemente? Brincadeiras à parte, arqueólogos descobriram 250 sarcófagos e outros artefatos datados de mais de 2 mil anos, no final de maio. A escavação ocorreu na necrópole de Saqqaro, a 24 km da capital Cairo.

Segundo reportagem do Washington Post, os sarcófagos estão em relativo bom estado de preservação, sem muitos danos e com pintura da época. Corpos mumificados também foram confirmados no interior. Além disso, a equipe descobriu 150 estatuetas de bronze, e um papiro selado dentro de um dos sarcófagos.

Estatuetas de bronze e outros materiais também foram escavados

O material ainda será analisado em museu, mas especula-se que o documento pode conter textos de ritos funerários, possivelmente relacionados ao Livro dos Mortos, do Egito antigo.

Saqqaro, vale lembrar, é uma das necrópoles que mais tem proporcionado descobertas do tipo nos últimos anos. Por ser um conhecido local de enterros, o campo já revelou estatuetas de divindades, além de mais sarcófagos.

Parte dos artefatos entrou em exposição ao público. A descoberta pode aprofundar, ainda mais, os conhecimentos sobre os costumes e tradições das civilizações antigas.

div-ad-vpaid-1
div-ad-sidebar-1
div-ad-sidebar-halfpage-1