Quais são os segredos de Alvo Dumbledore na franquia Harry Potter?

Novo filme de Animais Fantásticos pode retomar passado que o professor de Hogwarts sempre quis esquecer

Camila Sousa Publicado por Camila Sousa
Quais são os segredos de Alvo Dumbledore na franquia Harry Potter?

Quando Alvo Dumbledore morre ao final de Harry Potter e o Enigma do Príncipe, o jovem Harry percebe que sabia pouco sobre a vida do então diretor de Hogwarts. Embora fosse uma figura respeitada no mundo mágico, o passado e a família de Dumbledore eram um segredo, até que sua morte desencadeou uma série de revelações que deixaram Harry – e os fãs – atordoados.

Esse parece ser o foco do terceiro filme da franquia Animais Fantásticos, que teve seu título revelado como Os Segredos de Dumbledore. Mas afinal, o que o bruxo tanto tentou esconder ao longo de sua vida?

Segredos e traumas da família Dumbledore

Aberforth em Harry Potter e as Relíquias da Morte – Parte 2

Para começar, é importante deixar claro que a família Dumbledore era como qualquer outra no mundo bruxo. Alvo Percival Wulfrico Dumbledore era filho de Percival e Kendra, e tinha dois irmãos: Aberforth e Ariana – o primeiro, inclusive, aparece em As Relíquias da Morte – Parte 2, ajudando Harry, Rony e Hermione e os demais membros da Armada de Dumbledore.

Aberforth era o filho do meio que sempre ajudou os pais, enquanto Alvo era o primogênito, que mostrou desde cedo ter um talento além dos demais colegas de escola. E Ariana era a filha mais nova. Tudo ia bem com a família, até que um incidente mudou tudo.

Ariana estava brincando no quintal de sua casa e utilizando magia ainda sem saber o que estava fazendo — algo comum em crianças bruxas. Mas ela foi vista por três jovens trouxas, que ficaram curiosos e exigiram que ela repetisse o que tinha feito. Como ainda não tinha controle sobre seus poderes, Ariana não conseguiu fazer nada e a história descreve que ela foi atacada pelos garotos, sem deixar claro exatamente o que aconteceu. Esse ato gerou um imenso trauma em Ariana, que nunca mais foi capaz de controlar a magia que tinha dentro de si.

Percival Dumbledore ficou furioso ao saber do que tinha acontecido com a filha e atacou os três trouxas, motivo pelo qual foi enviado para a prisão de Azkaban. Percival nunca revelou os motivos de ter atacado os garotos, porque tinha medo que o segredo de Ariana fosse descoberto e ela fosse internada em uma instituição, já que sua instabilidade poderia ser considerada um perigo para o segredo da comunidade bruxa.

Com o chefe da família preso, coube à Kendra Dumbledore a responsabilidade de cuidar da filha, que era mantida dentro de seus aposentos sempre que possível. Algum tempo após ser preso, Percival morreu em Azakaban, deixando aos filhos a responsabilidade de cuidar da casa.

Embora guardasse o segredo de sua família, Alvo Dumbledore era um pouco rebelde nesta época: ele estava se destacando cada vez mais em Hogwarts e sonhava em conhecer o mundo e desenvolver suas aptidões longe de todos aqueles problemas. Porém, não foi isso o que aconteceu. Algum tempo depois, Ariana teve uma de suas crises e, acidentalmente, matou Kendra, o que deu ainda mais responsabilidade para Alvo: ao invés de realizar seus sonhos, ele precisou voltar para casa para cuidar do irmão e da irmã.

Tentação pelo “bem maior”

Nesta época, a família Dumbledore morava no bairro de Godric’s Hollow, e foi lá que Dumbledore conheceu Gellert Grindelwald, um jovem que tinha ido passar alguns meses com a tia, após ser expulso da escola Durmstrang. Alvo estava cansado de ficar em casa e da responsabilidade de cuidar dos irmãos, por isso a chegada de outro rapaz, com uma idade próxima à sua, foi um alívio.

Por meses, Dumbledore e Grindelwald desenvolveram uma grande amizade, depois revelada como um sentimento romântico por parte de Dumbledore. Eles conversavam sobre tudo, inclusive sobre práticas de magias das trevas, já que Grindelwald era ambicioso e sonhava com uma supremacia do mundo dos bruxos em relação aos trouxas. Já Dumbledore não concordava 100% com os métodos do amigo, mas imaginava que os bruxos poderiam ajudar os trouxas em várias coisas.

Com o foco no “bem maior”, frase que Grindelwald usava para justificar suas ideias, Alvo deixou cada vez mais sua família de lado, incluindo Ariana, que inspirava cuidados após a perda da mãe. Isso revoltou Aberforth, que confrontou o irmão diversas vezes, até que uma das discussões culminou em um duelo entre Alvo, Grindelwald e Aberforth. No meio da confusão, uma maldição da morte foi conjurada e atingiu Ariana. Grindelwald fugiu, Aberforth se revoltou contra o irmão e Alvo percebeu que tinha cometido um grande erro ao se aproximar da magia das trevas.

A história afirma que o diretor de Hogwarts nunca soube de qual varinha partiu a maldição que matou Ariana, mas que ele tinha um grande medo que tivesse sido da sua. Após todos esses acontecimentos, Dumbledore nunca mais confiou em si mesmo, motivo pelo qual não quis o cargo de Ministro da Magia, embora tivesse recebido diversos convites.

Ele se tornou professor na Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts, ao mesmo tempo em que Grindelwald começou a colocar seus planos supremacistas em prática. Dumbledore evitou ao máximo enfrentá-lo, por conta de seus sentimentos e pelo medo de revisitar o que aconteceu a Ariana, até que não foi possível: em 1945, Dumbledore e Grindelwald se enfrentaram em duelo considerado um dos maiores da história mágica até hoje. O bruxo das trevas terminou derrotado e preso, enquanto Dumbledore ficou com a Varinha das Varinhas e mais uma tragédia pessoal: após perder os pais e a irmã, ele teve que derrotar o homem que amava.

E em Animais Fantásticos?

A sinopse oficial de Animais Fantásticos: os Segredos de Dumbledore ainda não revelada, mas o título indica que boa parte da história acima deve ser mostrada no filme – algo muito esperado pelos fãs de Harry Potter, que sempre tiveram curiosidade em ver nomes como Ariana e Kendra nas telas.

Anteriormente, a franquia tinha sido anunciada com cinco filmes, e muito especularam que ela terminaria justamente em 1945, mostrando o grande duelo entre os bruxos. Mas a chegada de Mads Mikkelsen ao papel de Grindelwald pode adiantar as coisas e gerar flashbacks sobre a juventude dos dois.

O segundo filme também trouxe um elemento novo à essa equação: Aurelius Dumbledore, um personagem nunca citado nos livros, que muitos desconfiam ser um irmão perdido da família. Se isso for confirmado, será apenas mais um dos segredos de Alvo Dumbledore, que provou ser um dos personagens mais complexos de toda a franquia Harry Potter.

Animais Fantásticos: os Segredos de Dumbledore será lançado nos cinemas americanos em 15 de abril de 2022, com data a ser confirmada no Brasil.

Mais notícias