O fim está cada vez mais próximo para a garotada de Hawkins. Com o fim da quarta temporada lançado nesta sexta-feira (1), Stranger Things se encaminha agora para a quinta e última leva de episódios, ainda sem data de estreia, que vai encerrar a trama de Eleven, Mike, Will, Hopper e companhia.
Embora os dois capítulos mais recentes somem quase 4 horas de duração, naturalmente, os irmãos Duffer deixaram alguns mistérios em aberto para o último ano.
Confira abaixo os maiores mistérios que a produção da Netflix ainda precisa responder e cuidado com spoilers de todas as temporadas até aqui.
Afinal, o que raios é o Mundo Invertido?
Quatro temporadas e seis anos depois, parte da mitologia por trás do universo macabro permanece um mistério. Na temporada mais recente, a série deu algumas pinceladas sobre como as coisas funcionam do lado de lá. Aprendemos como é a comunicação com o nosso universo, e a espécie de hierarquia que existe entre Vecna, o Devorador de Mentes e os Demogorgons, também na versão cachorro do capeta, mostrada na temporada 2.
No capítulo 9 da temporada 4, "E o plano de Onze", também há detalhes mais claros sobre como o local foi criado. Em um diálogo com Onze, Vecna revela que, após ser banido por ela, acabou em um lugar novo, nunca antes explorado pelo homem.
As cenas mostram uma realidade bem diferente do Mundo Invertido conhecido pelos fãs e revela ainda que os Demogorgons e outros monstros já existiam quando Vecna chegou. O vilão afirma que viu muitas coisas e a série indica que ele foi o responsável pela criação do Mundo Invertido mostrado na história. Ainda assim, resta saber o que era aquele universo antes da chegada de Vecna e, mais importante, se há outros semelhantes por aí.
Para tranquilidade dos fãs, os irmãos Matt e Ross Duffer, criadores e principais roteiristas da série, garantem que as respostas vem aí. Em entrevista recente à Variety, eles afirmaram que:
“A única coisa que não aprofundamos na temporada 4 é a mitologia do Mundo Invertido. Deixamos pistas… Talvez até alguém no Reddit já juntou todas as peças. Mas muitas dessas questões são a base da temporada 5.”
Por onde anda a 008?
A irmã adotiva da Onze teve curta participação na temporada 2 e, desde então, foi esquecida no churrasco. Já que boa parte da trama de origem do Vecna tem a ver justamente com o assassinato das crianças do laboratório de Hawkins, era de se imaginar que a personagem fosse ao menos mencionada.
O Volume 2 de Stranger Things 4 mostrou Onze lutando contra Vecna, mas deixou o caminho em aberto para um grande confronto na temporada final. Será que 008, também conhecida como Kali, poderia ajudar na batalha? Além disso, será que o vilão se lembra da personagem? O jeito é esperar que a quinta temporada traga mais respostas sobre a jovem.
Quais casais vão permanecer juntos?
Nem tudo são flores na vida amorosa dos protagonistas, ainda mais quando há monstros de outro mundo querendo devorá-los. Até os casaizinhos mais shippáveis, como Nancy e Jonathan e Mike e Onze, passaram por percalços no relacionamento.
Na nova temporada, Joyce e Hopper finalmente ficam juntos, mas Nancy e Jonathan, por exemplo, têm a relação abalada pela distância e a aproximação entre Nancy e Steve. Será que os criadores da série vão preparar alguns finais felizes? Quem você gostaria de ver junto até o final da série?
Como será o salto temporal?
Já sabemos que a temporada 5 terá um salto temporal em relação ao ano anterior, para acompanhar o crescimento real dos atores. Se deixamos os personagens em 1986, é bem possível que retomemos a trama lá pelo final da década.
O que isso significa? Que em março de 1988 chegava aos cinemas dos EUA o longa Os Fantasmas Se Divertem, de Tim Burton, protagonizado por uma jovem Winona Ryder, assustadoramente parecida (piscadinha marota) com a Joyce Byers da série.
Brincadeiras à parte, a situação pode gerar um nó na cabeça igual o que aconteceu no universo Marvel, onde Star Wars existe e, muito possivelmente, tem o Mace Windu de Samuel L. Jackson, mesmo com o ator interpretando o Nick Fury no universo de heróis.
Também é possível que Stranger Things mostre o elenco no começo dos anos 1990 e mude detalhes como ambientação e figurino. É esperar para ver.
Como Hawkins vai se recuperar?
Nos novos episódios, é mostrado que Vecna precisava de quatro mortes para completar seu plano de destruir Hawkins com o Mundo Invertido. Quando seu objetivo é cumprido, grandes fendas se abrem na cidade, em um evento explicado pelas autoridades como um terremoto muito violento.
A quarta temporada mostra que várias pessoas deixaram a cidade, enquanto outras perderam suas casas e foram para abrigos. Além disso, há mortos e desaparecidos entre os moradores. A produção termina indicando que Hawkins será o palco da batalha final entre Vecna e Onze e, resta saber como a cidade vai se recuperar disso. Se a mera aproximação do Mundo Invertido já deixou o local em pedaços, o que restará da cidade após mais um evento catastrófico?
O que vai acontecer com Max?
A maior pergunta deixada pelo Volume 2 é o que vai acontecer com Max, personagem de Sadie Sink. Após se oferecer como isca para Vecna, a jovem chega a morrer quando seu coração para por mais de um minuto, mas é trazida de volta por Onze. No entanto, Max está inconsciente em uma espécie de coma profundo. Ao tentar entrar na mente da amiga de novo, Onze não enxerga nada, o que indica que Max já pode ter partido, embora seu corpo físico ainda esteja vivo.
Essas e outras perguntas precisarão ser respondidas pela quinta e última temporada de Stranger Things, que ainda não tem previsão de estreia. No entanto, para quem quer assistir aos episódios novamente e procurar pistas para o futuro, as quatro temporadas já lançadas estão disponíveis na Netflix.