Após trinta anos fazendo a voz original do indiano Apu, em Os Simpsons, o ator norte-americano Hank Azaria anunciou que não vai mais interpretá-lo.
Em entrevista ao site SlashFilm, Azaria explicou a sua decisão. Segundo ele, foi um acordo mútuo entre o ator e os produtores da série, mas ele não sabe detalhes sobre o destino do personagem na animação daqui para frente.
Isso é algo que depende dos produtores e eles ainda não encontraram uma solução. Apenas concordamos que não farei mais a voz dele [do Apu].
Entretanto, Azaria não sairá do elenco de vozes de Os Simpsons, pois o ator também é a voz original de personagens como Moe e o Comic Book Guy.
A decisão de deixar de viver apenas Apu pode estar relacionada à polêmica que teve início em 2017 com o documentário The Problem with Apu, no qual Hari Kondabolu, um humorista indiano, critica a maneira como diversas produções estereotipam os imigrantes do sul da Ásia, assim como o indiano Apu.
Um dos pontos principais é o fato de um homem branco, norte-americano, ser a voz original do personagem que, por si só, carregaria diversos clichês, na visão do humorista.
Hank Azaria, então, já havia demonstrado vontade de parar de interpretar Apu e deixar um ator de origem indiana ser a voz do personagem de Os Simpsons.
- Os Simpsons pode estar chegando ao fim, afirma Danny Elfman
- Disney+ exclui episódio de Simpsons com Michael Jackson do catálogo
- Os Simpsons | Irmãos Russo vão participar de episódio inspirado em Vingadores
Os Simpsons foi criado por Matt Groening e estreou em 1989, nos EUA. A série já teve mais de 630 episódios ao longo de seus mais de 30 anos de existência.
A série animada está atualmente em sua 31ª temporada e é transmitida no Brasil pela Fox.