A 2ª temporada de O Senhor dos Anéis: Os Anéis de Poder chegou ao fim nesta quinta-feira (03) e, entre várias novidades e fechamentos de ciclos, a série respondeu a uma pergunta importante.
- Guia: O que você precisa lembrar para a 2ª temporada de Os Anéis de Poder
- Entenda o uso da palavra “anãos” em nova tradução de O Senhor dos Anéis
Desde o primeiro ano, havia um grande mistério sobre a identidade do mago apresentado como O Estranho (Daniel Weyman) e, após várias teorias, agora os fãs possuem uma resposta concreta.
[Spoilers de Os Anéis de Poder a partir daqui]

Como vários diálogos já indicavam, O Estranho é, de fato, o mago que conhecemos como Gandalf. A revelação acontece perto do final do episódio, quando ele reencontra Nori (Markella Kavenagh) e Poppy (Megan Richards), e o personagem conhecido como Mago Sombrio (Ciarán Hinds).
Após defender as duas amigas e os Grados (Stoors, no original) da figura sombria, O Estranho ouve agradecimentos e é chamado de Grand’Elfo, como se ele fosse um “grande elfo” na visão dos Grados. Ao falar a palavra rapidamente, claro, ela soa muito parecida com Gandalf.
O mago encontra também o próprio cajado e, quando retorna à casa de Tom Bombadil (Rory Kinnear), o nome Gandalf é citado diretamente por ele, para acabar com qualquer dúvida dos fãs.
Curiosamente, a confirmação chega apenas alguns dias após Ian McKellen, intérprete do personagem nos filmes de Peter Jackson, dizer que não gostaria de ver outro ator na pele do mago.
Futuro de Gandalf em Os Anéis de Poder
Nos livros de J.R.R. Tolkien, é estabelecido que Gandalf só foi enviado à Terra-média já na Terceira Era, para ajudar os povos livres na luta contra Sauron.
Com a confirmação de sua identidade ainda na Segunda Era, é esperado que a terceira temporada da série explore mais diretamente os poderes do mago e explique sua presença no período, dentro da narrativa da produção.
Afinal, se Gandalf já está no mundo de Arda, ele pode aparecer na última aliança entre elfos e homens, que se uniu contra Sauron e o poder dos Anéis? Ou será que a justificativa para deixá-lo de fora, e desviar menos da escrita de Tolkien, será dizer que ele ainda está descobrindo as próprias forças ao lado de Tom Bombadil?
Seja como for, O Senhor dos Anéis: Os Anéis de Poder encerra o segundo ano respondendo algumas perguntas e deixando outras várias em aberto para os fãs criarem teorias.
As duas temporadas de O Senhor dos Anéis: Os Anéis de Poder estão no catálogo do Amazon Prime Video.
Aproveite e conheça todas as redes sociais do NerdBunker, entre em nosso grupo do Telegram e mais - acesse e confira.