O Gambito da Rainha é um dos maiores sucessos entre as séries originais da Netflix e se tornou a minissérie mais assistida da plataforma. Com tanta projeção, a produção que conta a história de Beth Harmon, uma jovem enxadrista, fez com as buscas por xadrez chegassem a número recordes no Google.
Em entrevista ao The Hollywood Reporter, a protagonista Anya Taylor-Joy falou sobre o processo de para aprender a jogar xadrez para a produção, afinal, para viver um jogadora brilhante como Beth, a atriz precisava ter, no mínimo, uma compreensão teórica.
"As pessoas que amam o jogo são bastante apaixonadas e eu acho que não poderia, em sã consciência, aparecer e apenas fingir isso."
Segundo Taylor-Joy, as jogadas foram cuidadosamente coreografadas, inclusive os detalhes dos movimentos de mão da atriz ao mexer ou segurar as peças – todos baseados em partidas históricas reais de xadrez.
A intérprete de Beth revelou que, para as gravações, decorava os movimentos a serem feitos minutos antes de filmar as cenas. "Sou muito, muito grata à minha memória de curto prazo por isso", brincou.
O Gambito da Rainha chegou à Netflix em 2020 e é baseado em um livro homônimo escrito por Walter Tevis.
Os sete episódios da minissérie são dirigidos por Scott Frank, roteirista de Logan (2017) e Minority Report: A Nova Lei (2002), e estão disponíveis na plataforma.