Estávamos em outubro de 2017, Emilia Clarke tinha acabado de filmar sua participação no conturbado Han Solo: Uma História Star Wars e aproveitava suas férias antes de embarcar em um novo desafio: gravar o final de Game of Thrones, série da qual ela se dedicou por mais de dez anos. Durante a volta para casa, a atriz recebeu os roteiros da última temporada por e-mail. Ela leu imediatamente. A reação foi de absoluta surpresa: "As coisas vieram DO NADA. Eu fiquei atordoada. Absolutamente nunca previ essas coisas chegando." Ela apressou a pessoa que viajava com ela; queria chegar em casa, preparar seu chá e ler a jornada final da sua personagem em paz.
Ela leu e, assim como os fãs, ficou atordoada com o desfecho de Daenerys. Depois de ler e reler o roteiro do capítulo final sete vezes, Clarke disse que até tentou pensar em outro final para a trama, mas o destino era inevitável. "Depois de 10 anos trabalhando em 'Thrones', parece o final lógico dela. O que mais poderia ser feito? Ela vai simplesmente desistir e dizer: 'Ok, vou fazer um chá e colocar uns biscoitos no forno?'. Isso nunca aconteceria, ela é uma Targaryen!", afirmou Clarke em longa entrevista à revista EW.
O choque com o desenrolar da temporada final foi tão grande que a atriz decidiu caminhar para espairecer. "Eu chorei. E aí decidi dar uma caminhada. Saí de casa, levei minhas chaves e meu celular. Voltei com bolhas nos pés, caminhei por cinco horas, pensando: 'Como eu vou fazer isso?'."
Dois dias depois, ainda com bolhas nos pés, ela embarcou num avião com destino a Belfast para ensaiar as cenas da temporada final com seus colegas de elenco. Chegando lá, outra surpresa: Kit Harrington, que interpreta Jon Snow e é o maior parceiro de cena de Clarke, não tinha lido o roteiro. Por escolha consciente, Harrington preferiu descobrir o que acontecia no episódio final na leitura de mesa, ao lado dos seus colegas de elenco e dos roteiristas da série. Clarke ficou surpresa que seu colega tinha segurado a curiosidade e sentou na frente dele para acompanhar suas reações. Quando a cena final do casal chegou, Harrington entrou em negação, falando "Não, não não... não pode ser..."
"Ele começou a chorar [na cena final] e ai foi bom que ele não tinha lido o roteiro antes", completou ela.

- Final de GoT tem tragédia anunciada e surpresa no trono
- Game of Thrones comete nova gafe, agora com garrafa d’água
- Game of Thrones | Emilia Clarke ficou com receio que Beyoncé odiasse Daenerys
Na próxima semana, a HBO exibe um documentário sobre a produção da última temporada da série.
Game of Thrones teve 73 episódios, exibidos pela HBO, e disponíveis no HBO Go.