Em entrevista ao Radio Times, Peter Capaldi falou um pouco sobre o lado psicológico do Doutor em Doctor Who. De acordo com o ator, o personagem entende muito sobre tudo e isso torna a vida dele difícil.
Ele não é nem um pouco humano. É o que eu acredito. Quem você vê é o que ele escolhe apresentar, porque é o único jeito que os humanos conseguem entendê-lo e quem ele é. A verdade é que ele entende a condição humana demais. O problema dele é saber meio que tudo. Isso torna a vida bem complicada.
Os conflitos emocionais do Doutor foram bastante explorados na nova fase da série, em especial com o 11º Doutor (Matt Smith), que fez um desabafo emocionante em um discurso, recapitulando tudo que ele já viu na vida:
Ok, é isso que eu vou fazer. Eu vou te contar uma história. Você pode ouvi-los? Todas essas pessoas que viveram com medo de você e do seu julgamento. Todas essas pessoas cujos ancestrais se dedicaram e se sacrificaram por você. Pode ouvir eles cantarem? Você gosta de pensar que é um deus. Você não é um deus. Só é um parasito, alimentado com ciúmes e inveja e desejando a vida dos outros. Você se alimenta deles, na memória do amor e da perda e do nascimento e da morte e das alegrias e tristezas! Então pode vir! Pegue as minhas. Pegue as minhas memórias. Mas eu espero que você tenha um bom apetite porque eu vivi uma vida longa e vi algumas coisas. Eu escapei da última Grande Guerra do tempo. Eu marquei a morte dos Senhores do Tempo. Eu vi o nascimento do universo e vi o tempo acabar, momento por momento, até não sobrar nada. Nenhum tempo. Nenhum espaço. Só eu. Eu andei em universos onde as leis da física eram escritas pela mente um homem louco. Eu vi universos congelarem e criações queimarem. Eu vi coisas que você não acreditaria e perdi coisas que você nunca vai entender. E eu sei de coisas, segredos que não devem ser contados e conhecimentos que nunca devem ser ditos. Conhecimentos que fariam deuses parasitas queimarem. Então pode vir! Leva! Leva tudo. Pode levar! É tudo seu!
A décima temporada da nova fase da série estreia em 2017. Antes disso, teremos o Especial de Natal – saiba mais.
No Brasil, a série é exibida no SyFy e na TV Cultura.