Na última segunda-feira (25), Doctor Who finalmente revelou o seu especial de Natal, "Twice Upon a Time", no qual o Doutor se regenera mais uma vez e Peter Capaldi é substituído no posto de Doutor por Jodie Whittaker.
O exato da regeneração foi divulgado pela própria BBC no Twitter e, apesar de não ter o discurso de despedida completo, ele traz as últimas palavras do Doutor e as primeiras da Doutora, Confira:
[Atenção! A partir de agora, alguns spoilers do novo especial de Natal de Doctor Who]
Doutor (Capaldi): "Corra rápido, seja gentil. Doutor, eu deixo você partir."
Doutora (Whittaker): "Oh, brilhante!"
O futuro vai ser só de garotas?
A reação da Doutora ao perceber que virou uma mulher foi um sorriso muito empolgado que mostra o quão feliz a personagem ficou com a mudança.
Uma curiosidade interessante é que antes mesmo de Jodie Whittaker ser anunciada no papel, houve uma leve pista de que teríamos uma Doutora. No episódio final da temporada anterior, "The Doctor Falls", o Master encontra com a Missy e pergunta se "o futuro vai ser só de garotas", ao que o Doutor responde que "nós só podemos torcer por isso".
Uma Doutora mais leve?
A fala de Capaldi sobre deixar partir, seguida pelo momento que o anel cai do dedo dele é indicativo de que mais que o corpo que ele está abandonando, Doutor/Doutora também está deixando pra trás muitos de seus arrependimentos.
Em uma entrevista de 2014 para a TV Guide Magazine, Capaldi comentou que o anel dourado que ele usava foi inspirado em um dos acessórios de William Hartnell (ator que interpretou o primeiro Doutor) e servia para lembrar de todas as pessoas que o Doutor perdeu em sua longa vida. Não era algo necessariamente triste, também servia como uma recordação de alguns momentos felizes.
Sem a TARDIS?
Junto com cada nova regeneração, o visual da TARDIS também costuma mudar e, dessa vez, ao descartar alguns dos painéis e consoles do controle, a máquina do tempo também acaba "expulsando" a nova Doutora.
É possível que isso tenha sido feito para que a Doutora tenha desculpa para passar um tempo na Terra, sem cenários alienígenas que aumentam o custo da produção.
E o que vem por aí?
Mesmo com esse episódio e o vídeo apresentação da Doutora revelado há alguns meses, ainda sabemos muito pouco sobre ela. Pelo discurso de Capaldi e os pequenos indicativos do especial de Natal, é provável que ela assuma uma personalidade mais gentil e mais leve que a última versão do Senhor do Tempo.
Além disso, um anúncio feito anteriormente pela BBC apresentou os novos companheiros que a Doutora terá em sua jornada: Yasmin (Mandip Gill), Ryan (Tosin Cole), e Graham (Bradley Walsh).
Esperamos que sejam aventuras realmente inesquecíveis. Confira a nossa crítica de Twice Upon a Time.