Logo do Jovem Nerd
PodcastsVídeos
Cinco números que provam a grandiosidade do Super Bowl
Séries, TV e Streaming

Cinco números que provam a grandiosidade do Super Bowl

51ª edição do evento aconteceu no último domingo

Cesar Gaglioni
Cesar Gaglioni
06.fev.17 às 14h01
Atualizado há mais de 8 anos
Cinco números que provam a grandiosidade do Super Bowl

No último domingo (05), o Super Bowl LI aconteceu em Houston, no Texas. Como sempre, a final da temporada do futebol americano foi o maior evento televisivo dos EUA, com números colossais de audiência e comerciais milionários.

Para demonstrar a grandeza do evento, o Jovem Nerd News reuniu cinco números que mostrar o quão gigante o Super Bowl é:

MILHÕES de espectadores

audiencia

Como já diria o Sr. K: MILHÕES! O Super Bowl tem uma audiência média de 144 milhões de espectadores só nos EUA! Em 2016, o número chegou a 167 milhões. Para efeitos comparativos, a abertura dos Jogos Olímpicos do Rio foi assistida por "apenas" 26,5 milhões de pessoas nos EUA. Já o Oscar conseguiu reunir 34,4 milhões de espectadores no ano passado, ficando muito atrás da final do futebol americano — mesmo se considerarmos a audiência global de cerca de 65 milhões de espectadores.

Se usarmos um referencial brasileiro, a maior audiência registrada na nossa TV foi o jogo Brasil x Turquia na Copa de 2002, com 77 pontos de audiência no IBOPE, o equivalente a 3,337 milhões de espectadores no polo de medição (São Paulo). Já o final da novela Avenida Brasil marcou 50 pontos no IBOPE, com cerca de 3 milhões de espectadores.

Se considerarmos a população atual do Brasil como 200 milhões de habitantes, podemos dizer que no Super Bowl de 2016, 83.5% do total populacional do Brasil estava assistindo ao jogo.

Aviões para todo lado

aviao

Assim como todo evento, o Super Bowl atrai um grande número de visitantes de outros estados e outros países. Em Houston, o volume tradicional de tráfego aéreo é de 785 aeronaves comuns por dia, mas no período do evento, esse número subiu para aproximadamente 2.085 aviões — um aumento de 1.300 operações a cada dia.

Milhares de jornalistas

AMFOOT-NFL-SUPERBOWL

O Super Bowl LI contou com aproximadamente 5 mil jornalistas de todo o mundo cobrindo o evento. No Brasil, a cobertura oficial ficou nas mãos da ESPN, mas veículos independentes também marcaram presença em Houston.

Um segundo = US$ 166 mil

comercial

Com um porte desses, veicular um comercial no Super Bowl requer muito dinheiro. Muito dinheiro mesmo. Um spot de 30 segundos na Fox (que faz a transmissão oficial nos EUA) custa US$ 5 milhões, ou US$ 166 mil por segundo. Porém, o número de pessoas assistindo acaba justificando o investimento milionário.

Tem R$34 mil? Assista ao jogo ao vivo!

ingressos

Alguns meses antes do jogo, os ingressos mais baratos estavam sendo vendidos por US$ 1.500, porém, na última semana, os preços destes chegaram a US$ 2.700. Para os assentos mais próximos, o valor chegou a US$ 5.000.

Se considerarmos uma família com dois adultos e duas crianças, o passeio até o estádio nos piores lugares sai por volta de US$ 11 mil, incluindo alimentação (R$ 34.320 na cotação atual).


O New England Patriots venceu o Atlanta Falcons no Super Bowl LI por 34 a 28.

Veja mais sobre

Encontrou algum erro neste conteúdo?

Envie seu comentário

Veja mais

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossas plataformas, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições. Este site utiliza o Google Analytics para entender como os visitantes interagem com o conteúdo. O Google Analytics coleta dados como localização aproximada, páginas visitadas e duração da visita, de forma anonimizada.
Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade.
Capa do podcast

Saiba mais