Não existe mais lugar próprio para assistir séries: a Netflix divulgou uma pesquisa que mostra que os assinantes do serviço assistem bastante coisa em lugares públicos, principalmente em seus smartphones.
Em pesquisa feita a nível global, a Netflix reporta que 67% dos entrevistados não se importam de expor suas emoções ao consumirem conteúdo fora de casa, e que houve um aumento de 25% na utilização de dispositivos móveis.
O Brasil está acima da média quando se trata de assistir conteúdo em locais públicos, sejam eles aviões (49%), ônibus (45%), cafés (47%), filas (39%), academias (24%) e até mesmo no carro (33%) — e metade dessas pessoas consomem as séries em seu trajeto diário.
Assistir coisas em locais públicos implica que alguém sempre pode estar de olho naquilo que você está vendo — segundo a pesquisa, 61% dos brasileiros afirmam que já deram uma olhadinha discreta na tela do vizinho para saber o que eles estão assistindo. O gesto, porém, não costuma causar desconforto: só 18% das pessoas se sentiram constrangidas e 33% resolveram parar de assistir por causa disso.
O ato de ver o que o coleguinha do lado está assistindo também é um bom jeito de puxar conversa, já que 39% dos brasileiros relataram já terem sido interrompidos por um estranho comentando sobre a série.
A prática da espiadela, porém, pode resultar no tão temido spoiler, e 17% dos brasileiros afirmaram já terem descoberto algo crítico na série que estavam acompanhando por terem dado uma olhada na tela do vizinho.
Além disso, é normal que tenhamos reações ao que estamos assistindo, e, no mundo, 65% dos maratonistas dizem já ter gargalhado na frente de desconhecidos e 20% afirmou que já verteu lágrimas emocionadas olhando para a telinha. No topo da lista dos emotivos estão os mexicanos, colombianos, chilenos e, claro, os brasileiros. A galera que é pega demonstrando suas emoções tem três jeitos de lidar: continuar assistindo (38%), parar de assistir (23%) ou cobrir a tela (21%).
Homens e mulheres reagem de formas distintas também: 23% deles cobrem a tela quando algo embaraçoso acontece e 16% se justificam caso sejam pegos rindo ou chorando ao ver séries em público. Do outro lado, 19% das mulheres escondem a cena embaraçosa e apenas 11% sentem necessidade de justificar as risadas ou lágrimas.
No ranking de países que mais assistem Netflix em público da América Latina, o Brasil fica em quinto lugar com 77%, perdendo para a Argentina (78%), Chile (82%), Colômbia (84%) e para o México (89%), que por acaso é o primeiro do mundo todo.
Maratonar séries em público é uma prática que está se tornando cada vez mais comum, mas também é importante ficar atento aos arredores para não correr riscos e nem perder o ponto.