Com a atual pandemia do novo coronavírus, a COVID-19, a recomendação é clara: fique em casa até que a situação seja normalizada. Porém, muitos ficaram desesperados por causa do isolamento social, mas essa pode ser uma ótima oportunidade para voltar — ou começar — com o hábito de leitura.
Então, para espantar o tédio de todos que estão em quarentena, nós separamos dicas de livros e HQs de diversos gêneros literários: aventura, distopia, drama, romance, suspense, fantasia e muito mais. Tudo isso para você conhecer novos mundos sem sair de casa!
O Labirinto do Fauno

O livro de Guillermo del Toro e Cornelia Funke conta a história da jovem Ofélia que se muda com sua mãe para o norte da Espanha, um lugar que guarda histórias já esquecidas pelos homens. O novo lar da garota fica ao lado de um moinho de vento tomado pela escuridão e pela crueldade do capitão Vidal e seus soldados fascistas. Mas o que ninguém sabe é que a floresta que rodeia a casa abriga criaturas mágicas e poderosas, habitantes de um reino subterrâneo repleto de encantos e horrores, que buscam sua princesa há muito tempo perdida.
Mulher-Maravilha: Sementes da Guerra

Escrita por Leigh Bardugo, a obra conta a história de Diana, Filha da deusa Hipólita, que deseja apenas provar o seu potencial entre suas irmãs guerreiras. Mas quando essa oportunidade chega, ela joga fora sua chance de glória ao quebrar uma lei das amazonas e salvar Alia Keralis, uma simples mortal. Porém, Alia não é apenas uma moça comum, ela é uma semente da guerra, descendente da infame Helena de Troia, destinada a trazer uma era de derramamento de sangue e miséria.
Deuses Americanos

O livro de Neil Gaiman narra a jornada de Shadow Moon, um ex-presidiário que acabou de ser libertado e cujo único objetivo é voltar para casa e para a esposa, Laura. Porém, os planos de Shadow se transformam quando ele descobre que Laura morreu em um acidente de carro. Sem lar, sem emprego e sem rumo, ele conhece Wednesday, um homem de olhar enigmático que o levará para grandes aventuras, nas quais o protagonista se deparará com antigos deuses.
Trilogia Jogos Vorazes

Escrita por Suzanne Collins, o livro Jogos Vorazes mostra uma Capital rica cercada por 12 distritos, a nação de Panem, que se ergueu após a destruição dos Estados Unidos. A cada ano os distritos são forçados a enviar um menino e uma menina para participar do violento Jogos Vorazes, no qual apenas um sairá vivo. Nessa jornada, Katniss Everdeen, de 16 anos, decide participar dessa terrível competição para poupar a irmã mais nova, causando grande comoção no país. A história se desenrola nas continuações da obra, sendo elas: Em Chamas e A Esperança.
Admirável Mundo Novo

Escrito por Aldous Huxley, conta a história de uma sociedade inteiramente organizada segundo princípios científicos, na qual a mera menção das palavras “pai” e “mãe” produzem repugnância. Admirável Mundo Novo mostra pessoas programadas em laboratório, e adestradas para cumprir seu papel numa sociedade de castas biologicamente definidas já ao nascimento.
Eu, Robô
Clássico escrito pelo mestre da ficção científica, Isaac Asimov, que inspirou o filme Eu, Rôbo estrelado por Will Smith em 2004, apresenta nove contos diferentes do que vimos nas telonas. A histórias começa com uma entrevista com a Dra. Susan Calvin, uma psicóloga roboticista da U.S Robots & Mechanical que conta os relatos de seu trabalho e também da evolução dos robôs através do tempo. Além disso, o livro apresenta as célebres Leis da Robótica.
Uma Curva no Tempo

E se você pudesse voltar no tempo e mudar tudo? Escrito por Dani Atkins, a obra narra a história de Rachel, que, após sofrer um grave acidente às vésperas da formatura do ensino médio, tem sua vida mudada drasticamente. Cinco anos depois, ela mora sozinha em um pequeno apartamento em Londres, tem um emprego sem nenhuma perspectiva e vive se culpando pela morte de seu melhor amigo na noite do acidente. A jovem daria tudo para voltar no tempo, mas a vida não funciona assim... Ou funciona?
A Garota do Lago

Escrita por Charlie Donlea, a história mostra uma estudante de direito, Becca Eckersley, que foi brutalmente assassinada na casa de inverno de sua família em Summit Lake. Movido por essa curiosidade, Penn, dono de uma famosa revista, manda sua jornalista, Kelsey Castle, para a pequena cidade em busca de pistas de quem poderia ter matado a moça. A chave para descobrir todos esses segredos está presente em um diário que a garota mantinha, mas que acabou sumindo da vista de todos.
Geek Love

Todos nós temos um lado freakshow! Escrita por Katherine Dunn, a obra narra a história da família Binewski, que sempre viveram bem unidos viajando pelos Estados Unidos e apresentando-se para o público com seu show itinerante: um show de horrores. Isso porque os Binewski decidiram gerar suas próprias aberrações, tomando substâncias tóxicas e radioativas para dar luz à crianças "fora do normal."
Orgulho e Preconceito

Esse vai para os fãs de romance clássico. Escrito por Jane Austen, o livro apresenta os Bennets, uma nobre família que está sem posses. Composta pelo pai, mãe e por cinco moças, todas em idade de se casar, mas nenhuma com direito a herdar a propriedade da família. Para assegurar o futuro delas, é preciso encontrar pretendentes de boa posição na sociedade. Tudo pode mudar quando o senhor Darcy, um homem orgulhoso e rico, desperta o desprezo de Elizabeth Bennet.
Os Criadores de Coincidências

E se o trem que você perdeu e o café que derrubou não fossem eventos aleatórios? E se o destino do mundo estiver sendo manipulado por pessoas especializadas em criar acasos? Neste romance do israelense Yoav Blum, o destino é o protagonista — mas ele não depende de sorte ou intervenção divina, depende de Emily, Eric e Guy, que trabalham em uma organização sobrenatural e secreta, que cria coincidências para a vida das pessoas, por meio missões que precisam ser executadas.
Sapiens - Uma Breve História da Humanidade
Já pensou em refletir sobre a humanidade? Comece se perguntando: o que possibilitou ao Homo Sapiens subjugar as demais espécies? Somos a única espécie que acredita em coisas que não existem na natureza, como Estados, dinheiro e direitos humanos. Partindo dessa ideia, Yuval Noah Harari, doutor em história pela Universidade de Oxford, aborda em Sapiens uma perspectiva curiosa sobre a origem e os humanos modernos.
Gastaria Tudo Com Pizza
Que tal viajar entre o espaço-tempo sem sair do conforto do seu lar? Com esse livro é possível! Gastaria Tudo Com Pizza, do autor Pedro Duarte, mostra viagens temporais, aliens, outros planetas, personagens bizarros, uma organização que planeja incursões no espaço-tempo, muitas fatias de pizza e uma máquina de escrever que é capaz de abrir portais para outros lugares toda vez que o seu dono datilografa um palavrão.
As Relíquias Perdidas

Escritor pelo brasileiro Sillas Lopes, a obra narra a história de Crick Angell, que aos 15 anos descobre que pertence a um mundo mágico e só ele pode comandar uma viagem que tem o objetivo de resgatar sete relíquias incomuns, que dão ao seu portador uma magia absoluta. Crick e mais outros seis jovens terão que enfrentar criaturas repletas de magia, a fim de instaurar a paz nas Terras Mágicas.
Pílulas Azuis
Em tom autobiográfico, o quadrinista Frederik Peeters conta sua história de amor e como ele conheceu Cati, uma jovem por qual se apaixonou ainda na adolescência. Quando enfim a história dos dois se cruzam, ele terá que saber lidar com o turbilhão de problemas que podem aparecer, mas sem perder a leveza e o humor. Pílulas azuis mostrará o cotidiano de uma relação encurralada pelo HIV, lançando verdades amargas sobre o assunto.
Reparos

Nessa história em quadrinhos, Brão Barbosa trata sobre amizade entre uma garotinha e um velho ranzinza e como eles encontram perguntas e respostas no meio de uma oficina bagunçada. Na narrativa, os personagens buscam por aceitação, amor, independência e mostram como as aparências podem enganar.
O Fio do Vento

A HQ de Camilo Solano conta histórias sobre os diversos tipos de amizades, sejam elas: as velhas, as novas, as recauchutadas, as amizades que se manifestam na forma de eternas discussões e, principalmente, a amizade entre pais e filhos.
Maus

Maus (que significa rato, em alemão), conta a história de Vladek Spiegelman, um judeu polonês que sobreviveu ao campo de concentração de Auschwitz, no qual ele narra todos os acontecimentos ao seu filho Art. No quadrinho, os judeus são desenhados como ratos e os nazistas em forma de gatos, os poloneses não-judeus são porcos e americanos, cachorros. A narrativa como um todo trata-se de um relato incisivo e perturbador, que evidencia a brutalidade da catástrofe do Holocausto.
O Muro
Escrito por Céline Fraipont e ilustrada por Pierre Bailly, o quadrinho conta a história de Rosie, uma menina de 13 anos, que se vê entregue à própria sorte: sua mãe fugiu com outro homem numa aventura amorosa e seu pai vive mergulhado no trabalho. Consumida por uma rotina morna e vazia, a jovem fica completamente desorientada. Ela assiste, impotente, à transformação de sua personalidade, diante da melancolia que a invade sua vida.
Y: O Último Homem

Reunido em alguns volumes, a primeira HQ, escrita por Brian K. Vaughan, conta a história de Yorick e seu macaco de estimação, que foram os únicos seres do sexo masculino que sobreviveram a uma súbita e simultânea morte de todos os seres do planeta com cromossomo Y. Com a perda de mais da metade da população, a sociedade está à beira do colapso e cabe às mulheres o fardo de tentar manter nossa civilização.
- Artistas disponibilizam quadrinhos gratuitamente para pessoas em isolamento no Twitter
- Combo Rangers | Fábio Yabu disponibiliza trilogia de HQs gratuitamente
Confira também os 16 filmes disponíveis nas plataformas de streaming para você ver nessa quarentena e as dicas de jogos gratuitos que separamos (veja aqui).