Logo do Jovem Nerd
PodcastsNotíciasVídeos
MOBAs são a porta de entrada para os RTS, diz diretor de Stormgate
Games

MOBAs são a porta de entrada para os RTS, diz diretor de Stormgate

Ex-desenvolvedor de StarCraft II falou sobre o gênero de estratégia em tempo real durante a gamescom latam

Arthur Eloi
Arthur Eloi
27.jun.24 às 21h06
Atualizado há 9 meses
MOBAs são a porta de entrada para os RTS, diz diretor de Stormgate
(Divulgação)

Dos anos 1990 até a primeira década dos anos 2000, os jogos de estratégia em tempo real (ou na sigla RTS, em inglês) dominaram as telas dos computadores pelo mundo. Com os anos, porém, os jogos de tiro passaram a roubar os holofotes, e o gênero estratégico se tornou um nicho. Stormgate, novo game feito por ex-desenvolvedores da Blizzard, quer resgatar esse prestígio.

Um dos veteranos envolvidos é Tim Morten, CEO da desenvolvedora Frost Giant Studios, que carrega um currículo pesado, tendo envolvimento em Command & Conquer e StarCraft II (2009). Em passagem por São Paulo, durante a gamescom latam, o desenvolvedor se sentou para conversar com o NerdBunker sobre a retomada do RTS.

Morten esclarece que o gênero não passa por uma crise de relevância, mas que agora compartilha o palco com outros estilos muito mais chamativos para o público moderno: “O público de RTS se manteve consistente, tive sorte de ver isso em números quando estava na Blizzard”, afirmou. “O que aconteceu é que outros gêneros superaram e ficaram maiores. Há uma percepção de que jogos de estratégia se tornaram nichados e diminuíram, mas a verdade é que a paixão e os jogadores fiéis ainda estão lá até hoje. Nossa prioridade é fazer um jogo para esse público.”

O principal estilo que cresceu além do RTS é, sem dúvidas, os MOBAs: jogos de batalha online, como League of Legends e Dota — que surgiu a partir de um mod para Warcraft III. Usando as mecânicas do clássico de estratégia em tempo real, jogos do tipo focam em combate rápido, com controle de uma única unidade em mapas menores, com o objetivo de destruir a base inimiga.

É possível dizer que os MOBAs engoliram o gênero que lhes deu origem, mas Tim Morten diz que um game como Stormgate pode muito bem converter os jogadores novatos ao velho gênero:

“Vejo os MOBAs como uma porta de entrada para os jogos de estratégia em tempo real, porque os jogadores daquele gênero já têm noção de como controlar a câmera e dar comandos para uma única unidade. O que os RTS precisam fazer é ensiná-los a lidar com o macro, como administrar a economia, construir bases e exércitos.

Jogadores de MOBA são fortes candidatos para serem jogadores de Stormgate, e estamos pensando nisso ao pensar em atalhos de teclado que sejam familiares para eles, e o modo cooperativo que é jogado com heróis. Adoraria ver o público [de RTS] crescer, e os jogadores de MOBA são ótimos candidatos para isso.”

O objetivo de Morten e da equipe da Frost Giant é, afinal, alcançar o maior número de jogadores possível. Para isso, as táticas são agressivas: o game será gratuito, contará com modos cooperativos e de combate, e ainda terá ferramentas de assistência para novatos, como a opção de automatizar a administração da economia, e menus mais simplificados.

Imagem do jogo Stormgate Personagem de Simu Liu é uma das apostas do novo jogo (Divulgação)

Há até mesmo nomes grandes envolvidos. Simu Liu, que viveu Shang-Chi na Marvel e brilhou como (outro) Ken em Barbie, está no elenco do game, em que interpreta o herói Warz, líder da Horda Infernal. Morten afirmou que a ideia de chamá-lo surgiu da paixão do ator por StarCraft:

“Simu Liu é muito engajado com StarCraft, e a gente sabia disso porque ele sempre estava falando sobre o game. Em dado momento, trocamos alguns tweets sobre Stormgate e conseguimos o seu contato.

Ele é uma pessoa incrivelmente autêntica — não posso dizer que conheço muitas celebridades, mas ele superou minhas expectativas sendo apenas um gamer apaixonado e um ser humano bem humilde. Foi ele quem apresentou nosso jogo no palco do The Game Awards 2023, e vai interpretar o herói Warz no game, com seu senso de humor e textura como ator na performance.”

Stormgate chega gratuitamente ao PC em 30 de julho. Até o momento, não há planos para uma versão de console ou mobile, mas o estúdio não descarta a possibilidade no futuro: “O importante por agora é acertar na versão de PC”, garantiu Tim Morten. “Vamos repensar isso mais para frente.”

Primeira edição brasileira da famosa feira de games alemã, a gamescom latam acontece no São Paulo Expo, entre os dias 26 e 30 de junho. Fique ligado no NerdBunker para todas as novidades direto do evento. Aproveite e conheça todas as nossas redes sociais, entre em nosso grupo do Telegram e mais - acesse e confira.

Encontrou algum erro neste conteúdo?

Envie seu comentário

Veja mais

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossas plataformas, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade.
Capa do podcast