Uma pesquisa feita pela agência Newzoo aponta que o PlayStation 4 é mais popular no Brasil do que seu concorrente, o Xbox One. Segundo eles, dos detentores de consoles no Brasil: 19% possuem um PS4 e 12% deles possuem um Xbox One. Contudo o console mais popular no país segue sendo o Xbox 360 que é utilizado por 34% dos donos de videogames.
O estudo também mostrou que a principal razão para o 360 ainda se manter como líder absoluto é, claro, a pirataria. Os dados dizem que apenas 39% dos jogadores de fato compram jogos. Ou seja, boa parte dos jogadores ainda pirateiam jogos no Brasil. A faixa etária que mais compra jogos é composta por pessoas de 21 a 35 anos, sendo desses 40% mulheres.
O estudo ainda revela que as franquias mais populares por aqui são Fifa e Assassin's Creed. Isso se deve muito a preferencia do brasileiro, mas também as empresas que dão suporte e auxiliam o mercado brasileiro com preços mais competitivos e ações de marketing.
A América Latina é um dos mercados onde videogame são mais fortes no mundo e essa pesquisa não mostrou diferente. O estudo da Newzoo apontou que o mercado latino-americano de games é o segundo que mais cresce no mundo, atrás somente do sudeste asiático. A projeção é que fechemos o ano fiscal de 2016 gerando US$ 4,1 bilhões. A consultoria também prevê um crescimento de 9% ao ano para o mercado de consoles e 56% para o mercado mobile.
A expectativa é que o mercado mobile ultrapasse a soma de PC + consoles até 2019.