A tecnologia evolui cada vez mais e isso é refletido a cada geração na indústria de games. Mas os dias de comprar consoles pode estar chegando ao fim. Pelo menos é isso o que acredita Yves Guillemot, CEO da Ubisoft.
Em uma entrevista para a Variety, Guillemot afirmou que teremos “mais uma geração de consoles e, depois disso, nós vamos fazer streaming, todos nós”. O grande objetivo, segundo ele, é tornar os jogos lançados mais acessíveis, ao disponibilizá-los em qualquer plataforma, sejam consoles, TVs ou smartphones:
Vai ajudar a indústria de grandes jogos a crescer mais rápido. Temos que trabalhar na acessibilidade destes jogos, para garantir que eles possam ser jogador de qualquer dispositivo, mas o fato de que vamos poder jogar por streaming em celulares e televisores, sem um console, vai mudar muito da indústria.
Streaming de games não é algo novo e serviços deste tipo já existem há vários anos, embora acessibilidade e qualidade sejam os maiores obstáculos para que a moda pegue de vez. Apesar disso, o executivo se mostra otimista sobre o futuro:
Há diversas pessoas trabalhando com streaming, como a Nvidia. Então nós achamos que é uma tendência e que continuará a evoluir. Eventualmente a tecnologia vai melhorar dramaticamente, o que nos permitirá ter uma experiência fluida nas grandes cidades do mundo.
Recentemente, John Kodera, CEO e presidente da Sony Interactive Entertainment, sugeriu que o próximo console da empresa pode ser lançado depois de 2021, mas também comentou que é necessário repensar o conceito que temos sobre o ciclo de vida dos consoles, graças à internet.