Parte do apelo dos jogos de cartas colecionáveis, os trading card games (TCG), está em abrir um pacotinho sem saber o que você vai receber. Essa é uma experiência difícil de colocar em palavras, e ainda mais de emular em formato digital.
- Pokémon: Horizontes revela novo arco com cartaz inédito
- Pokémon GO anuncia Safari Urbano, grande evento em São Paulo
Dito isso, garantimos que Pokémon Estampas Ilustradas, novo jogo gratuito para dispositivos móveis da The Pokémon Company, Creatures Inc. e DeNa Co. Ltd., consegue traduzir as sensações de abrir pacotinhos perfeitamente.
Fomos ao recém-inaugurado escritório latino-americano da The Pokémon Company, localizado na Cidade do México, e pudemos testar o Pocket por algumas horas. Entre aumentar nossa coleção, montar decks, expor nossas cartas favoritas de forma digital e batalhar com outros jornalistas, a impressão que fica é que o game vai além de apenas replicar o que já funciona no colecionismo do TCG físico, aproveitando-se do meio digital para expandir a experiência de uma forma que só é possível através dele.
Temos que pegar
É possível conseguir novos pacotes de cartas sem nenhum tipo de investimento financeiro, apenas com (muita) paciência. A cada 12 horas, o jogador recebe um pacotinho para abrir, podendo acumular até 2 Pacotes de Booster por vez. A princípio, cada pacote contará com 5 cartas de raridades variadas, embora este número possa variar em coleções futuras.

O progresso parece lento, mas há outras formas de acelerar o recebimento dos Boosters. Há uma moeda dentro do jogo chamada Ampulheta de Pacote, que diminui em 1 hora o tempo de espera. Outra moeda, dessa vez paga, é o Pokéouro, que reduz a espera em 2 horas.
O jogador recebe Ampulhetas ao completar missões, conquistas e coleções específicas, e também ao subir de nível. A soma de todos estes fatores faz com que o início do game não seja tedioso, mas também requer certo nível de comprometimento.
A primeira coleção é a Dominação Genética, que conta com mais de 200 cartas e 3 artes distintas nos pacotes. Vale dizer aqui que a pool de cartas é diferente para cada arte, ou seja, algumas cartas só aparecem em pacotes com determinadas artes na capa. Na hora de escolher qual pacote abrir, há uma prévia que mostra quais cartas são exclusivas.
A Dominação Genética traz os primeiros 151 Pokémon, e 3 deles possuem uma variante com artes imersivas. São eles o Pikachu, o Charizard e o Mewtwo, que também figuram nas artes dos pacotinhos.

A arte imersiva entrega algo que apenas uma ilustração digital consegue fazer: o jogador é capaz de "entrar" na arte da carta e observar outros detalhes, como outros Pokémon que podem estar escondidos na mesma cena, tendo assim um maior entendimento dos monstrinhos em seus habitat.
Receber a mesma carta várias vezes abre a possibilidade de acrescentar um efeito especial nela, caracterizado por uma animação que difere de acordo com cada carta. É um sistema parecido com o de Marvel Snap, que destrava bordas e animações de acordo com os fragmentos daquele personagem que você coleta.

Colecionismo levado a sério
Há muito além das cartinhas. Ao progredir no jogo, é possível receber Tickets para trocar por outros itens, como cosméticos e acessórios especiais, que incluem capas de fichário, capas para cartas (sleeves), e outros produtos comuns ao colecionador de cartas, como playmats e até uma moeda, como no Pokémon Live.
Os jogadores podem montar uma pasta virtual para exibirem sua coleção como quiserem, e também usar expositores para deixar uma carta em destaque no perfil, com invólucro de acrílico e tudo. A atenção a esse tipo de detalhes faz com que Pokémon Estampas Ilustradas Pocket realmente pareça uma celebração virtual ao hobby de colecionar, indo além da imitação de sua contraparte física e oferecendo uma experiência amplificada.
Uma grata surpresa foi a Escolha Misteriosa, que mostra as cartas de um pacote já aberto por outra pessoa. Nesse caso, o jogador escolhe uma carta aleatória dentre as que vieram no pacotinho revelado, podendo ser um item, carta rara ou até mesmo uma promocional. A condição para escolher uma carta é chamada de Recarga Misteriosa, e, após gasta, é recuperada com o passar do tempo. Há um tipo específico de ampulheta para acelerar a espera da Recarga Misteriosa.
O aspecto mais legal da Escolha Misteriosa é que as cartas se mantém no idioma original do pacote aberto, ou seja, é possível ter a mesma carta nos nove idiomas suportados. Durante o teste, pegamos uma carta em espanhol por conta disso.

É hora do duelo
Nem só de colecionar vive o jogador de cartinha Pokémon, então também pudemos ter um gostinho de como será a batalha no Pocket.
A ideia não é canibalizar o Pokémon TCG Live, que continuará existindo como uma versão digital do cardgame competitivo, mas sim apresentar uma versão simplificada das partidas, ideal para quem está adentrando este mundo agora.

No Pocket, os decks passam a ter 20 cartas em vez de 60, e não é necessário colocar energias no baralho: a partir do turno 2, a cada rodada o jogador recebe uma energia de uma cor aleatória entre as que possui no deck.
Por exemplo, se estiver jogando com um baralho do tipo elétrico e sombrio, a cada turno é possível receber uma energia entre esses dois tipos.
Efeitos de treinadores e itens que normalmente dariam uma escolha ao jogador, como buscar um Pokémon básico no deck, em vez disso entregam um Pokémon básico aleatório, diminuindo o tempo de jogo e deixando as partidas mais imprevisíveis.
As opções de batalhas envolvem jogar contra o computador, criar uma sala privada e convidar amigos, ou jogar localmente — mas, mesmo nessa última opção, é necessário ter conexão com a internet. Também é possível ligar a batalha automática e deixar o computador fazer as escolhas durante a partida.
Para quem não é muito fã de construir seu próprio deck, há a opção de Automontagem ou de usar um Baralho de Aluguel, que já vem pronto, mas expira após um número pré-determinado de usos.

Monetização
Pokémon Estampas ilustradas Pocket aparenta ser um hobby muito mais em conta que sua contraparte física. Sem opções de compra direta de pacotinhos, o jogador pode investir seu rico dinheiro em pacotes de Pokéouro para diminuir o tempo de espera.
Também é possível adquirir o Passe Premium, que dá direito a um Booster a mais por dia, além de receber Missões Premium, cosméticos exclusivos e eventuais cartas promocionais — que possuem os mesmos atributos e texto que outras cartas, porém apresentam ilustrações alternativas.
O Passe Premium tem o preço sugerido de US$ 9,99 por mês. O valor localizado para o mercado brasileiro ainda não foi divulgado. Há um período de testes de 2 semanas para novos assinantes.
Trazendo novidades interessantes até mesmo para quem já coleciona, Pokémon Estampas Ilustradas Pocket parece acertar no que faz o hobby ser tão prazeroso. Abrir os pacotinhos por trás, conseguir cartas em outros idiomas e ver a coleção de artes alternativas, douradas e imersivas aumentando é divertido e engajante. Resta saber se a cadência do início vista no evento será mantida para os clientes finais, pois essa será a maior barreira entre quem adotará o Pocket como hobby e quem vai jogar um pouco e deixar de lado: a paciência.
Pokémon Estampas Ilustradas Pocket será lançado em 30 de outubro de 2024 para Android e iOS.
Aproveite e conheça todas as redes sociais do NerdBunker, entre em nosso grupo do Telegram e mais - acesse e confira.